NELSON MACA REALIZA TOUR LITERÁRIO NO RIO DE JANEIRO

NELSON MACA REALIZA TOUR LITERÁRIO NO RIO DE JANEIRO

O escritor, performer e militante baiano Nelson Maca chega ao Rio de Janeiro para uma grande caminhada, quando lança livros, faz apresentações artísticas, participa de bate-papos e ministra workshop e oficina. De 11 a 19 de junho, circula por pontos importante da cena cultural carioca como o Boteco do Seu França, o Colégio Pedro II, a Livraria Kitabu, o Maloka Espaço Cultural, o Complexo do Alemão, os Arcos da Lapa e o Terreiro Contemporâneo.

Em sua mochila-livraria, Maca carrega três livros de sua autoria, dois deles lançados durante a pandemia da covid-19: o romance Ani: Todos os Felas do Mundo, de julho passado, e o livro de contos Relatos da Guerra Preta ou Bahia Baixa Estação (2020). Ele também lança o libreto Go Afrika, que reúne poemas que fazem parte de suas performances poéticas.

Todos os títulos trazem a negritude como elemento central. Os contos tratam do cotidiano tenso das comunidades negras de Salvador, na Bahia. O romance narra a trajetória de um astro da música negra desde sua infância, dentro de uma família ligada ao Candomblé, até o seu encontro com o funk, o jazz e outras vertentes da música negra internacional. Os poemas são de forte teor afro-político e foram reunidos na ocasião da participação do poetas no Festival Poetas d’Alma” em Maputo, Moçambique, em 2019.
A primeira parada será no sábado, dia 11, no simpático Boteco de Seu França, no Centro, com o Funkesia – que reúne Maca, o Mc Mano Teko e Dj Grand Master Matarazo. Entre 15h e 18h, o trio apresenta o projeto e comanda um sarau com microfone aberto e uma minifeira, reunindo produtos das marcas Proceder-RJ e da Blackitude-BA.

A semana começa com uma visita ao tradicional Colégio Pedro II, unidade de Realengo. Pela segunda vez, Nelson Maca visita o espaço, para falar de poesia, arte a ativismo. Convidado por professores e alunos, com apoio estratégico do SINDSCOPE, realiza workhsop sobre poesia negra e faz recital. Na quarta-feira (15), o autor estará na Livraria Kitabu, situada na Kaza 123, em Vila Isabel, tradicional espaço na divulgação e distribuição da Literatura Negra. “Estou feliz em voltar a esse espaço tão simbólico para a cena literária negra do Brasil”, afirma Maca. Na sequência é a vez do Sarau Divergente, que acontece sexta-feira, dia 17, às 18h, no Espaço Cultural Maloka, Centro. Maca é parceiro de fundação do evento, comandado pelo MC Mano Teko, seu parceiro em composições e vários projetos que unem a poesia e o funk.

O quinto e sexto encontros serão no dia seguinte. Das 12 às 17h, Maca realizará uma oficina de poesia e performance na Escola Dandara, um dos projetos do essencial Movimento Ocupa Alemão, no Complexo do Alemão. Numa atividade restrita a convidados, ele volta a conversar e dar toques sobre literatura e performance negra na comunidade. Mais tarde será a vez de performar num dos eventos mais tradicionais do hip hop brasileiro, a Batalha do Real, nos Arcos da Lapa, que estará comemorando 19 anos de existência, com uma extensa programação.

Fechando a movimentada agenda, no domingo (19), das 14h às 17h30, o poeta vai ao importante projeto Cineclube Atlântico Negro, sediado no Terreiro Contemporâneo, para um encontro orientado pelo audiovisual, com exibição de vídeos curtas e clipes musicais. Além de Maca, participam da roda de conversa os MCs Mano Teko e Nyl. A mesa será mediada pelo anfitrião do projeto, o pesquisador, cineasta e cineclubista Clementino Junior.

:: ROTEIRO DO POETA BAIANO NELSON MACA NO RIO DE JANEIRO

  1. BOTEKO DO SEU FRANÇA / CENTRO
    Apresentação do Projeto Funkesia
    Nelson Maca, Mano Teko, Dj Grand Master Matarazo & Convidados
    Dia 11/06, das 15 às 18h
    Endereço: Rua Joaquim Silva, 123
  2. COLÉGIO PEDRO II / REALENGO
    Workshop: Alguns Aspectos da Poesia Negra
    Performance ilustrativa seguida de bate-papo
    Dia 13/06 (para convidados)
    Endereço: Rua Bernardo de Vasconcelos, 941
  3. LIVRARIA KITABU / KAZA 123 / VIA ISABEL
    Performance, Bate-Papo
    Lançamento de livros
    Dia 15/06, às 19h
    Endereço: Rua Visconde de Abaeté, 123
  4. MALOKA ESPAÇO CULTURAL / CENTRO
    Sarau Divergente
    Lançamento de livros
    Mini feira de produtos da Blackitude e da Proceder
    Microfone aberto
    Dia 17/06, às 18h
    Endereço: Rua Dídimo, 90
  5. ESCOLA DANDARA / COMPLEXO DO ALEMÃO
    Oficina de Poesia Preta e Performance
    Dia 18/06, das 14 às 7h (para convidados)
    Endereço: Rua Sebastião de Carvalho, 36
  6. BATALHA DO REAL / LAPA
    Batalha do Real (Aniversário de 19 anos)
    Performance Poética
    Dia 18/06, à noite
    Endereço: Arcos da Lapa
  7. CINECLUBE ATLÂNTICO NEGRO
    TERREIRO COMTEMPORÂNEO / LAPA

    CAN POESIA: Encontro audiovisual e bate-papo
    sobre imagem, performance e poesia
    Dia 19/06, das 14h:30 às 17h
    Endereço: Rua Carlos de Carvalho, 53, Cruz Vermelha

EXIBIÇÃO NO CAN
:: Curai-vos / Vídeo experimental
Dir. Clementino Junior, 2020
:: Gangster da Favela / Videoclipe de Mano Teko
Dir. Rabú Gonzales, 2017
:: Para Melhores Dias / Vídeo musical experimental de Nyl Mc
Dir. Rogério Wally
:: Quilombo Favela Rua / Videoclipe de Mano Teko – Part. Maca
Dir. Vladimir Seixas e Luis Carlos de Alencar, 2017
:: Salvador – Maputo / Videoclipe de Nelson Maca
Dir. Rafael Bispo, 2019
:: Sarau Bem Black / Vídeo-performance
Dir. Ricardo Soares, 2021

Deixe um comentário