Cecilia Arbolave e João Varella, editores da Lote 42, promovem oficina de publicação de livros na Balada Literária; inscrições em julho

Cecilia Arbolave e João Varella, editores da Lote 42, promovem oficina de publicação de livros na Balada Literária; inscrições em julho

Conheça a próxima oficina da Balada Literária, com Cecília Arbolave e João Varella, da Lote 42. Inscrições começam em julho, pelo site baladaliteraria.com.br. Serão 12 encontros, pela plataforma Zoom. Quartas-feiras, de 3 de agosto até 9 de novembro, das 19h às 21h. VAGAS LIMITADAS.

SOBRE A OFICINA

Este curso busca auxiliar autoras e autores no caminho da publicação de livros. Ministrado por Cecilia Arbolave e João Varella, da editora Lote 42, serão apresentadas as figuras e etapas envolvidas na edição e na materialização das obras. Os professores darão ferramentas práticas para estimular a edição entre os participantes da turma, tal qual uma editora de livros. A ideia é tentar entender como um original passa a ser um texto final pronto pra diagramação.

As aulas também abordam o conteúdo de produção gráfica, para não só explicar processos, tecnologias e profissionais envolvidos na impressão de um livro, como também para oferecer opções, treinar o olhar e ampliar o leque de referências. Dessa maneira, as escolhas de materiais, formatos e técnicas para os próprios livros serão mais conscientes e acertadas.

Haverá ainda um módulo dedicado a pensar a distribuição e divulgação dos livros. Serão discutidos os modelos tradicionais e alternativos de circulação, além de estimular os participantes a pensar em novas formas de fazerem os livros chegarem a novos leitores.

De natureza teórica e prática, João e Cecilia buscam apresentar e discutir com os alunos as possibilidades na publicação contemporânea. Os exercícios serão oportunidades para treinar o olhar da edição (tanto em termos de estrutura de uma narrativa quanto de ajustes finos no texto) e também para começar a se aproximar da produção dos livros, aprendendo o linguajar das gráficas e pensando em alternativas para a fase de orçamentos.

PROFESSORES

João Varella é fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí. Escreveu os livros “Videogame Pandemia” (Elefante), “Games: Cultura, arte e joystick”(Edições Sesc), “Videogame, a Evolução da Arte” (Lote 42), “42 Haicais e 7 Ilustrações” (Lote 42), entre outros. Foi finalista e vencedor de prêmios como como Jovens Talentos da Indústria do Livro, Prêmio Sebrae de Jornalismo, CNI de Jornalismo, Proyectando Valores da Câmara Argentina de Anunciantes, entre outros. Jornalista, produziu reportagens, ensaios e críticas veículos como Folha de S.Paulo, Elástica, UOL, IstoÉ Dinheiro, El Economista, Gazeta do Povo, R7. Nasceu em Guaíba (RS) e mora em São Paulo.

Cecilia Arbolave é jornalista argentina, formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). Mora em São Paulo há mais de uma década. É sócia na editora Lote 42 e fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí. Tem produzido, junto com João Varella, feiras de publicações independentes como a Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, Tinta Fresca no Espaço Cultural Porto Seguro e Printa-feira no Sesc 24 de Maio. Vencedora do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro (2018), foi jurada do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e de Capa em 2021, além do edital de publicações da Des.Gráfica no Museu da Imagem e do Som em 2018.

Deixe um comentário