Lançamento livro Escalavra, de Marcelino Freire, escritor e criador da Balada Literária,
Abertura oficial do evento, com Wellington Soares (Curador da Balada/PI), Nelson Maca (Curador da Balada/BA) e Marcelino Freire (Idealizador e organizador da Balada/SP)
Mesa-redonda: "A poesia em qualquer lugar – dentro e fora da sala de aula" Convidados: Valéria Silva (Professora e poeta), Laís Romero (Professora e poeta), Dudu Galisa (Poeta). Mediação de Marcelino Freire (Contista e romancista).
Mesa-redonda: “Por que ler e estudar a literatura negra é tão importante?” Convidados: Assunção Sousa (Professora e ensaísta), Manoel Ciríaco (Publicitário e poeta) e Herasmo Braga (Professor e pesquisador). Mediação de Nelson Maca (Professor e poeta)
Mesa-redonda: “Povos indígenas no Piauí – existem e resistem” Convidados: Aliã Wamiri Guajajara (Cacica da Aldeia Indígena Ukair), Camila Guimarães (Pesquisadora de povos originários) e Henrique Manoel do Nascimento (Cacique da Aldeia Nazaré). Mediação de Keuri Campelo (Professora e historiadora)
Lançamento de "Escalavra", novo romance de Marcelino Freire, com sabatina de Auryo Jotta
"Exu do amor" e "Minha voz marginal", performances poéticas de, respectivamente, Nelson Maca e Allison Carvalho, com apresentação de Demetrios Galvão
Show musical: Jurandir Vieira, com apresentação de Rosário Bezerra e abertura de Ribinha Rugue
Mesa-redonda: "Como e por que me fiz escritor" Convidados: Nelson Nery (Escritor e membro da APL), Luíza Cantanhede (Poeta) e Denise Veras (Cronista). Mediação de Wellington Soares (Escritor)
Mesa-redonda: “Os desafios da democracia em época de redes sociais” Convidados: Manuel Domingos (Historiador e professor), Fabíola Lemos (Professora e filósofa) e Ramsés Pinheiro (Historiador e professor). Mediação de Cristiane Sekeff (Jornalista)
Exibição do documentário sobre Elio Ferreira – "Poesia é o que sou", com Wellington Soares mediando conversa, no final, com familiares e amigos
Lançamentos de "Go Afrika", "Relatos da guerra preta" e "Ani: todos os Felas do mundo", livros de Nelson Maca, com apresentação de Feliciano Bezerra
"Botando sentido nas coisas" e "Imbira poética sobre Nego Bispo", performances poéticas de, respectivamente, Kilito Trindade e Railane Raio, com apresentação de Thiago E
Falas de encerramento do evento
Show musical: Nayra Lima, com apresentação de Assunção Aguiar e abertura de Ribinha Rugue
Mesa de Abertura | Bate-papo com Luna Vitrolira, Marcelino Freire e Bella Kahun
Mesa de Debate | Biografias de resistência: as narrativas dissidentes. Com João Silvério Trevisan e Renata Pimente
Espetáculo | Se eu fosse Malcom - Eron Villar e DJ Vibra
Diálogos | João Silvério Trevisan e Breno Fittipaldi | Mediação: Pedro Rodrigues
Lançamento de livros | "Escalavra", de Marcelino Freire e "Laboratório dos Lábios Labirínticos", de Karinne Costa
Obs.: a programação do Sesc Santo Amaro no dia 29 começa às 14h. Os eventos em parceria com a Balada Literária começam a partir das 19h.
Oficina De Escrita Criativa com Aline Bei
Marcelino Freire conversa com Adrienne Myrtes e Aline Bei
Show de Surama Rheis
Abertura com Pedro Renovato
HOMENAGEM A INALDETE PINHEIRO
Vera Lopes lê fragmentos dos romances Escalavra, de Marcelino Freire, e Mata Doce, de Luciany Aparecida
Luciany Aparecida e Ana Cristina Pereira conversam com Marcelino Freire
Sessão de assinaturas de Escalavra e Mata Doce
Café da manhã com os erês
Contação de história com Juliana Correia (RJ)
Brincante com José Rêgo (Pinduka)
Evaldo Braga: o ídolo negro
- Conferência com Danilo Cruz, da Oganpazan
Jairo Pinto conversa com Alessandra Sampaio, Carmen Faustino e Nega Fyah sobre paquera, amor, paixão e erotismo na poesia negra feminina.
Exibição: "Reginaldo Rossi, meu grande amor"(José Eduardo Miglioli, 1h24')
Discotecagem apaixonada e comentada, com o Dj Pinduka
Ossos do Ofídio - Curso breve com Marcelino Freire (3 horas)
*Somente para inscritos antecipadamente
Exibição: "Waldick sempre no meu coração" (Patrícia Pillar | 58min)
Nelson Maca conversa sobre o brega com figuras históricas do vinil na Bahia: Alessandro Cavera, Rogério Big Bross e Tony Lopez.
Sarau Bem Brega
Amor e paixão na música popular, com Alessandra Sampaio, Anajara Tavares, Jairo Pinto, Jocélia Fonseca, Lúcia Santos, Luíza Gonçalves, Nelson Maca, Raimundo Moura, Vanessa Rosa
Participação especial: Juliana Correia (RJ)
, Marcelino Freire (SP)
e Juraci Tavares (BA)
Pocket-show: Dão Black lembra clássicos do amor popular.
Exposição: O Preto e a Preta em Capas de Amor! - Curadoria e acervo: Nelson Maca e José Rêgo (Pinduka)
Abertura por Marcelino Freire e Wellington Soares
Lançamento dos livros “As letras que fiz pra você”, de Teófilo Lima, “A vida é um ônibus”, coletânea de textos em homenagem a Miró da Muribeca, e “Entrevistas com escritores piauienses e um bróder”, vol. 2, da coleção organizada por Wellington Soares
Acústico com Teófilo Lima e Convidados (as), incluindo no repertório uma homenagem especial ao cantor e compositor Chico César. Apresentação a cargo da jornalista Déborah Radassi.
Pioneiros do rock no Brasil e no Piauí, com os convidados Machado Júnior (compositor e publicitário), Hermano Medeiros (Historiador), Edvaldo Nascimento (Cantor e compositor) e Kasbafi (Músico), sob mediação de Teófilo Lima
Educação, cultura e arte na vida de Maria Vilani, escritora, filósofa, ativista cultural e fundadora do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), no Grajaú, extremo sul de São Paulo, com mediação de Marcelino Freire. Na ocasião, a autora autografará seus livros.
Rosane Borges lê a Carta de Esperança Garcia – Inaugurando o projeto "Caranguejolê", Rosane Borges falará sobre o legado da 1ª Advogada Negra do Brasil, com mediação de Assunção Aguiar, secretária de Igualdade Racial e Povos Originários do Governo do Estado. Antes, porém, Assunção conversará com a intelectual maranhense, uma das homenageadas da Balada Literária 2023, sobre sua trajetória como jornalista, professora e escritora, autora, entre outros, do livro "Fragmentos do Tempo Presente". Na ocasião, Rosane Borges fará uma sessão de autógrafos.
Cenas musicais protagonizadas por artistas e bandas piauienses, com a participação de Fábio Crazy (Músico e escritor), Aristides Oliveira (Professor e escritor) e Geraldo Brito (Músico e escritor), que, no final, lançam seus respectivos livros: “Narguilé Hidromecânico – 20 Anos”, “Asseclas na Cena Rock em Teresina” e “Noite, sons na Cidade Maravilhosa”. Caberá à jornalista Alexandra Teodoro a condução dos trabalhos.
O legado poético de Miró da Muribeca: lirismo, periferia e denúncia social, sob a visão de Feliciano Bezerra (Prof. Dr. em Semiótica/Uespi), Kilito Trindade (Poeta), Thiago E (Músico e poeta), Elio Ferreira (Prof. Dr. Letras/Uespi) e Demetrios Galvão (Historiador e poeta), com mediação de Marcelino Freire.
Show de Maria Sebastiana, a agricultora que virou sanfoneira, e Nayra Lima, a "rainha do bolero", duas grandes artistas populares do Nordeste. A noite de encerramento do evento será conduzida por Sônia Terra, ex-secretária de cultura do Piauí.
"Oficina Literária Canguejolê com Marcelino Freire" – Conhecido por seus cursos de escrita, o escritor pernambucano inaugura em Teresina a oficina “Caranguejolê”, colocando em prática um desejo antigo de unir o aprendizado de escrever ao aprendizado de ler. Em sala, haverá exercícios a fim de aperfeiçoar a linguagem e o olhar de quem deseja tocar a sua vida literária. Curso indicado para escritores(as), professores(as), estudantes e público em geral. Faixa etária a partir de 16 anos.
15 vagas no total.
Gratuito.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Lançamentos literários, com sessão de autógrafos
Mesa de abertura
Lançamentos literários, com sessão de autógrafos
Música e poesia
Mais música e poesia