Caranguejolê e Muafro apresentam:

BALADA LITERÁRIA NO RECIFE

Dias 2 e 3 de dezembro

Dia 2 de dezembro, sábado:

- Das 10h às 17h, com intervalo para almoço, no Muafro:

CARANGUEJOLÊ – Oficina de criação literária com Marcelino Freire Informações sobre valor e inscrição via site: baladaliteraria.com.br

- 17h30, no Muafro:

NENHUM POEMA PARA AMANHÃ – experimento poético com Quemuel Costa, a partir da obra de Miró da Muribeca

- 18h30, na Bodega de Véio:

Roda de samba autoral comandada por Paulo Perdigão

Dia 3 de dezembro, domingo, no Muafro:

- 15h

Dentro do projeto "Caranguejolê", Cida Pedrosa lê Inaldete Pinheiro, em uma homenagem à autora, entre outros, do livro "A calunga e o maracatu", uma das fundadoras do movimento negro em Pernambuco

- 16h

Luna Vitrolira conversa com Cida Pedrosa, João Nunes Junior (poeta e editor da Diadorim) e Wilson Freire

- 17h

LANÇAMENTO DO LIVRO 480 POEMAS PRETOS + 3 de Justino Justino Justino

BALADA LITERÁRIA EM TERESINA

Memorial Esperança Garcia
Dias 5 e 6 de dezembro
ANO
Teófilo Lima

Dia 5 de dezembro (Terça-feira)

- 18h30

Abertura por Marcelino Freire e Wellington Soares

- 19h

Lançamento dos livros “As letras que fiz pra você”, de Teófilo Lima, “A vida é um ônibus”, coletânea de textos em homenagem a Miró da Muribeca, e “Entrevistas com escritores piauienses e um bróder”, vol. 2, da coleção organizada por Wellington Soares

- 20h

Acústico com Teófilo Lima e Convidados (as), incluindo no repertório uma homenagem especial ao cantor e compositor Chico César. Apresentação a cargo da jornalista Déborah Radassi.

Dia 6 de dezembro (Quarta-feira)

- 9h

Pioneiros do rock no Brasil e no Piauí, com os convidados Machado Júnior (compositor e publicitário), Hermano Medeiros (Historiador), Edvaldo Nascimento (Cantor e compositor) e Kasbafi (Músico), sob mediação de Teófilo Lima

- 10h

Educação, cultura e arte na vida de Maria Vilani, escritora, filósofa, ativista cultural e fundadora do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), no Grajaú, extremo sul de São Paulo, com mediação de Marcelino Freire. Na ocasião, a autora autografará seus livros.

- 15h

Rosane Borges lê a Carta de Esperança Garcia – Inaugurando o projeto "Caranguejolê", Rosane Borges falará sobre o legado da 1ª Advogada Negra do Brasil, com mediação de Assunção Aguiar, secretária de Igualdade Racial e Povos Originários do Governo do Estado. Antes, porém, Assunção conversará com a intelectual maranhense, uma das homenageadas da Balada Literária 2023, sobre sua trajetória como jornalista, professora e escritora, autora, entre outros, do livro "Fragmentos do Tempo Presente". Na ocasião, Rosane Borges fará uma sessão de autógrafos.

- 16h30 Mesa-redonda

Cenas musicais protagonizadas por artistas e bandas piauienses, com a participação de Fábio Crazy (Músico e escritor), Aristides Oliveira (Professor e escritor) e Geraldo Brito (Músico e escritor), que, no final, lançam seus respectivos livros: “Narguilé Hidromecânico – 20 Anos”, “Asseclas na Cena Rock em Teresina” e “Noite, sons na Cidade Maravilhosa”. Caberá à jornalista Alexandra Teodoro a condução dos trabalhos.

- 17h30 Mesa-redonda

O legado poético de Miró da Muribeca: lirismo, periferia e denúncia social, sob a visão de Feliciano Bezerra (Prof. Dr. em Semiótica/Uespi), Kilito Trindade (Poeta), Thiago E (Músico e poeta), Elio Ferreira (Prof. Dr. Letras/Uespi) e Demetrios Galvão (Historiador e poeta), com mediação de Marcelino Freire.

- 19h

Show de Maria Sebastiana, a agricultora que virou sanfoneira, e Nayra Lima, a "rainha do bolero", duas grandes artistas populares do Nordeste. A noite de encerramento do evento será conduzida por Sônia Terra, ex-secretária de cultura do Piauí.


OFICINA

- Dia 5/12, das 15 às 18h no Memorial Esperança Garcia.

"Oficina Literária Canguejolê com Marcelino Freire" – Conhecido por seus cursos de escrita, o escritor pernambucano inaugura em Teresina a oficina “Caranguejolê”, colocando em prática um desejo antigo de unir o aprendizado de escrever ao aprendizado de ler. Em sala, haverá exercícios a fim de aperfeiçoar a linguagem e o olhar de quem deseja tocar a sua vida literária. Curso indicado para escritores(as), professores(as), estudantes e público em geral. Faixa etária a partir de 16 anos.
15 vagas no total.
Gratuito.

BALADA LITERÁRIA EM SÃO PAULO

Dia 8 de dezembro

Dia 8 de dezembro, sexta-feira, 19h30

Local: a ser definido

A atriz Naruna Costa conversa com o cantor, compositor e poeta Chico César, um dos homenageados da Balada Literária 2023.