A Balada Literária promove, em doze encontros, um por semana, durante três meses, via plataforma Zoom, das 19h30 às 21h30, uma oficina de escrita literária com o premiado escritor João Silvério Trevisan. As aulas serão realizadas todas às quintas-feiras, de 12 de janeiro até 20 de março de 2023. O valor da oficina é de R$1000,00 e pode ser parcelado em até 4x no cartão. As vagas são limitadas.
Quintas-feiras:
– Janeiro: 12, 19, 26;
– Fevereiro: 02, 09, 16, 23;
– Março: 02, 09, 16, 23, 30.
OBJETIVO
A escrita literária tem como característica primordial a utilização de todos os recursos da língua para transfigurar o olhar sobre a realidade e incrementar os modos de expressá-la. Cada olhar é único, assim como cada forma expressiva também é. Esses dois fatores resultam de processos psicológicos complexos que envolvem sentimentos, cujo objetivo básico é a expressão pessoal como forma de autoconhecimento e cujo fim último é a comunicação com o mundo exterior.
CONTEÚDO CONCEITUAL
A literatura busca aprimorar as possibilidades expressivas da língua utilizada. Nesta oficina, serão usadas ferramentas literárias e recursos da língua portuguesa como subsídios aos trabalhos práticos, mediante o conhecimento técnico na criação de um bom texto literário. Visando contextualizar a expressão literária atual com uma visão de onde começamos e para onde vamos, no primeiro encontro o Coordenador fará uma introdução sobre os “movimentos de vanguarda do século 20” e o legado que deixaram para a literatura contemporânea.
DINÂMICA DE TREINAMENTO
Para oferecer subsídios ao trabalho criativo, sempre que necessário o Coordenador poderá sugerir ou fazer leituras comentadas de poetas e ficcionistas notáveis, com exemplos de técnicas e recursos pertinentes para aprimoramento da função expressiva no texto literário. Como estímulo pessoal e treinamento do olhar, ao início de cada encontro serão solicitados fatos poéticos colhidos durante a semana, pelas pessoas participantes. A ideia é que estamos rodeados de poesia, desde que nossa intuição esteja atenta para captar o elemento poético disponível.