Oficina Literária: Phala´cia. poesia expandida experimental, voz e performance, com Daniel Minchoni

R$860,00

A Balada Literária promove a oficina Phala´cia. poesia expandida experimental, voz e performance, com Daniel Minchoni. Serão oito encontros, via Zoom, às segundas-feiras, de 19 de junho até 7 de agosto, das 19h30 às 21h30. O curso está em promoção: De: R$860,00 – Por: R$645,00 (podendo ser parcelado em até 3x no cartão de crédito). Outras formas de pagamento são pix, boleto e cartão de débito. Limite de turma de 20 vagas.

A oficina será ministrada com 20 alunos e terá por método a prática das possibilidades da poesia expandida, verbivocovisual, especialmente da fala poética através da livre experimentação estimulada por jogos, pelo exercício da crítica e discussão, pela produção constante de textos e performance. Minchoni funciona como um disparador/provocador e orientador dos processos, mas também questionando, fortalecendo e clareando na cabeça de cada poeta a sua função como ator social e a importância da expansão do seu eu interior, sem julgamentos sociais, técnica inspirada na pesquisa do clown. a oficina possibilita o diálogo de pessoas em níveis de pesquisa diferentes, aprendendo e ensinando com as dúvidas de cada um. e principalmente estabelece um jogo contínuo de pesquisa da poesia falada. a proposta é soltar línguas e corpos nos jogos poéticos e ampliar isso para as possibilidades transmídias e intersemióticas.

MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO

Fora de estoque

Descrição

A Balada Literária promove a oficina Phala´cia. poesia expandida experimental, voz e performance, com Daniel Minchoni. Serão oito encontros, via Zoom, às segundas-feiras, de 19 de junho até 7 de agosto, das 19h30 às 21h30. O curso está em promoção: De: R$860,00 – Por: R$645,00 (podendo ser parcelado em até 3x no cartão de crédito). Outras formas de pagamento são pix, boleto e cartão de débito. Limite de turma de 20 vagas.

SOBRE A OFICINA

A oficina será ministrada com 20 alunos e terá por método a prática das possibilidades da poesia expandida, verbivocovisual, especialmente da fala poética através da livre experimentação  estimulada por jogos, pelo exercício da crítica e discussão, pela produção constante de textos e performance. Minchoni funciona como um disparador/provocador e orientador dos processos, mas também questionando, fortalecendo e clareando na cabeça de cada poeta a sua função como ator social e a importância da expansão do seu eu interior, sem julgamentos sociais, técnica inspirada na pesquisa do clown. a oficina possibilita o diálogo de pessoas em níveis de pesquisa diferentes, aprendendo e ensinando com as dúvidas de cada um. e principalmente estabelece um jogo contínuo de pesquisa da poesia falada. a proposta é soltar línguas e corpos nos jogos poéticos e ampliar isso para as possibilidades transmídias e intersemióticas.

OBJETIVOS

– Estimular práticas criativas que permitam a descoberta de textos partindo das dinâmicas orais.

– Discutir, reescrever, editar, desenvolver e aprimorar o melhor texto e o estilo de cada autor, olhando especialmente a performance ou a fala poética.

– Desenvolver a performance e a criação oral presente na poesia contemporânea e principalmente no cenário  de saraus em São Paulo

PÚBLICO-ALVO

Pessoas de todas idades e sexo que tenham interesse em criar, editar e viabilizar um livro.

METODOLOGIA

A oficina será extremamente prática, com estímulo de escrita, apresentação dos textos, discussão, crítica coletiva. Partindo das propostas criativas apresentadas pelos escritores na oficina o orientador se põe como um provocador apresentando autores que possam incrementar a criação e a performance dos orientados e também abrindo o campo de possibilidades criativas. Para tanto, propõe-se uma oficina empírica e intuitiva que ponha o produtor em constante dinâmica de criação e apresentação de performance de fala poética, crítica coletiva e questionamento, convivência com a crítica e também formulação crítica que gere discussões sobre a produção de todos e que o ensinamento com as divergências de possibilidades sejam aproveitados da melhor maneira pelos participantes.

CRONOGRAMA SUGERIDO COM DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES POR AULA: 

Para todos os encontros essa oficina utiliza a mesma metodologia e a repetição deste processo: criação/apresentação de performance, orientação, discussão crítica, aprimoramento e nova criação/apresentação e orientação, sempre estimulados por jogos diferentes criados a partir dos perfis dos participantes, possibilitam o crescimento e consistência do trabalho dos performers/poetas criando seu estilo partindo de suas vivências e amplificando sua expressão.

SOBRE DANIEL MINCHONI

Daniel Minchoni é conhecido na cena de sarau e da poesia contemporânea em que atua desde 1998 em Natal (RN), onde fundou junto com amigos o selo de literatura e editora Jovens Escribas, em 2004, e o sarau Poesia Esporte Clube, em 2001. Em São Paulo desde 2009, organiza, entre outros, o Sarau do Burro, espaço para livre experimentação poética que deu origem à diversos eventos, como o selo doburro que já publicou mais de 75 livros de diversos autores da cena de poesia contemporânea, especialmente da falada nas ruas. Minchoni também organiza o menor slam do mundo, slam para poesias curtas. Atua como arte-educador na Casa das Rosas, no curso de Poesia Expandida, e pelas quebradas de SP. Daniel também é artista de rua e seus graffitis povoam a cidade com seu personagem, o Sola e a comédia da vida seca. No Instagram, o artista está com o perfil @danielminchoni.

PERFOMANCES DE DANIEL MINCHONI

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Zumthor, Paul. A Letra e a voz. Tradução de Amália Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. SP: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção e Leitura. São Paulo: Cosac Naif,  2007. 128 pgs.

CARLSON, Marvin. Performance – Uma Introdução Crítica. UFMG, 201 Tipografia.com.br – Em português, traz uma compilação das principais classificações de tipos.

VAN GENNEP, Arnold. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Vozes, 2011. 168 pgs.

SCHECHNER, Richard. “O que é performance?” O Percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25 a 50

ONO, Yoko. GRAPEFRUIT, O Livro de Instruções + desenhos de Yoko Ono, edição em inglês: Made in U.S.A. Simon & Schuster, Inc. Library of Congress catalog Card Number: 79-101221 disponível em pdf.

 

 

Informação adicional

Data

Segundas-feiras,
19/6, 26/6, 3/7, 10/7, 17/7, 24/7, 31/7, 7/8.

Horário

Das 19h30 às 21:30

Encontro

Via plataforma Zoom

Informações

bliteraria@gmail.com

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES

Ao se inscrever em qualquer um de nossos cursos prolongados ou de encontros únicos, virtuais ou presenciais, o participante declara ter lido e concordado com as condições descritas neste Termo, conforme se seguem.

1. A Balada Literária utiliza sistemas terceirizados de cobrança e, para evitar equívocos ou injustiças, realizamos uma rotina manual de dupla verificação dos pagamentos efetivados, o que pode gerar lentidão na confirmação de algumas inscrições.

2. A Balada Literária não emite certificados de participação ou comprovação de horas.

3. Em caso de insatisfação com relação ao conteúdo ou serviço adquirido, nos termos previstos no artigo 49, da Lei 8.098/1990 (Código de Defesa do Consumidor), o usuário poderá manifestar o seu direito de arrependimento e solicitar a devolução dos valores pagos, que serão reembolsados da seguinte maneira:
– 100% do valor após o primeiro encontro ou encontro único, quando solicitado o cancelamento da inscrição no prazo de 07 (sete) dias corridos, a contar da disponibilização de acesso à totalidade ou parte do conteúdo, desde que o usuário não tenha assistido a mais de 10% (dez por cento) do conteúdo disponibilizado;
– 50% do valor após o segundo encontro, desde que o usuário não tenha assistido a mais de 50% (cinquenta por cento) do conteúdo disponibilizado;
– 0% após o terceiro encontro.

4. Em qualquer caso de devolução de valores, a Balada Literária se reserva o direito de descontar as taxas financeiras cobradas referentes ao uso do sistema de cobrança terceirizado, quando for o caso.

5. Não há garantia de gravação dos cursos online, mas caso ocorra, a Balada Literária disponibilizará link de acesso ao conteúdo gravado por e-mail para os inscritos no curso em questão.

6. Casos fortuitos, que fujam ao enquadramento destas condições serão analisados cuidadosamente para que todas as partes envolvidas sejam atendidas com equanimidade.

7. Ficamos à disposição para esclarecer quaisquer outras dúvidas que eventualmente possam persistir e comunicações dessa natureza devem ser enviadas para o e-mail bliteraria@gmail.com e serão respondidas com a máxima celeridade.