Durante a programação da Balada Literária, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, o premiado escritor Paulo Scott coordena a oficina gratuita A Literatura, o Direito e o testemunho em um Brasil que te esquece e te invisibiliza. Os encontros virtuais, via plataforma Zoom, acontecerão nos dias 17, 18 e 19 de novembro, com início às 16h e encerramento às 18hVagas limitadas.

 

DINÂMICA DA OFICINA:

O encontro compreenderá exposição e análise da escrita de testemunho a partir de três romances brasileiros (S. Bernardo, de Graciliano Ramos, Querô, de Plínio Marcos, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo) e da relação entre Direito e Literatura. Serão oportunizadas atividades práticas, por meio das quais os alunos terão a chance de confrontar o seu próprio processo de escrita. Os textos produzidos, como exercícios, pelos alunos serão analisados pelo ministrante durante a oficina.

 

TÓPICOS ABORDADOS:

1) Direito e Literatura;

2) Literatura de testemunho;

3) Relato e narrativa;

4) Escrita de testemunho.

 

PAULO SCOTT

Paulo Scott é autor de sete livros de poemas – entre ele Se o mundo é redondo e outros poemas (Lisboa: Gato Bravo, 2020) e Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo (São Paulo: Companhia das Letras, 2014), livro vencedor do Prêmio da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte 2014 – e seis de prosa – dentre eles o livro de contos Ainda orangotangos (Porto Alegre: Livros do Mal, 2003), adaptado para o cinema pelo diretor Gustavo Spolidoro, longa-metragem vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão, e os romances Habitante irreal (Alfaguara, 2011), livro vencedor do Prêmio Machado de Assis 2012, da Fundação Biblioteca Nacional, lançado também na Alemanha, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Croácia, O ano em que vivi de literatura (Editora Foz, 2015), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, e Marrom e Amarelo (Companhia das Letras, 2019), no qual aborda as perversidades do racismo e do colorismo no Brasil, publicado também em Portugal (Tinta da China, 2020) e em preparação para ser lançado na Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e Chile, livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2020. Seus trabalhos estão publicados em Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Croácia, México, China, França e Argentina.


BALADA LITERÁRIA 2021

A Balada Literária acontecerá de 17 a 21 de novembro, pelo Youtube, e homenageará as escritoras Eliane Potiguara e Geni Guimarães, além do dançarino Marcelo Evelin e a atriz Vera Lopes.