Documentário – DESTRAVE: um olhar sobre a criação de Marcelo Evelin na dança contemporânea

Documentário – DESTRAVE: um olhar sobre a criação de Marcelo Evelin na dança contemporânea

Na Balada Literária de junho foi exibido o documentário exclusivo, produzido e realizado pelos parceiros da Balada Literária do Piauí, intitulado DESTRAVE: um olhar sobre a criação de Marcelo Evelin na dança contemporânea, dirigido por Luiza Sobral, produzido por Respira Filmes, com a curadoria de Wellington Soares, o filme conta, a partir de relatos do homenageado da edição de 2021, da sua família e de seus amigos, um pouco da trajetória do coreógrafo na dança e na cultura.

ASSISTA AQUI

Marcelo Evelin é bailarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e professor de improvisação e composição. Deixou o Brasil em 1986 para estudar dança e coreografia em Paris na França, onde estudou com Philippe Decoufle, Josef Nadj e Karine Saporta. Dois anos depois radicou-se em Amsterdam na Holanda, onde foi aluno da Universidade de Nova Dança (SNDO) e integrou a Companhia de Dança-Teatro The Meekers, de Arthur Rosenfeld. Foi estagiário da Companhia de Pina Bausch, em Wuppertal na Alemanha, antes de iniciar sua carreira como coreógrafo profissional subvencionado pelo governo holandês, criando a Companhia Demolition Inc. e assinando, desde então, mais de 25 espetáculos com roteiro, direção e coreografia de sua autoria.

Marcelo Evelin de Carvalho nasceu no dia 24 de março de 1962, em Teresina, Piauí. Ainda era menino quando os pais se mudaram para o Rio de Janeiro. Recorda apenas que as primeiras brincadeiras de teatro com a irmã e os vizinhos aconteceram não no Rio, mas em Carolina, no sul do Maranhão, onde a família viveu parte de sua infância. De volta a Teresina, onde passou parte da adolescência teve o primeiro contato com a dança nas visitas ai estúdio de Dona Lenir Argento, precursora do balé clássico em Teresina. E a partir daí enveredou pelo teatro participando de grupos e montagens junto a professora Aída de Almeida Singe.

Ficha técnica:

Direção de Fotografia
Alexandre Soares

Produção
Respira Filmes

Assistente de câmera
Eduardo Sobral

Assistente de produção
Viviane Santos
Ricardo Oliveira

Direção
Luiza Sobral

Edição
Antonio Andrade

Roteiro e Assessoria de imprensa
Tauana Queiroz

Curadoria da Balada Literária/PI
Wellington Soares

Deixe uma resposta