Balada Literária exibe o debate, promovido pelo Mulheres Negras na Biblioteca, ‘A importância da leitura de obras de literatura infantil de autoras negras’, com Cidinha da Silva e Janine Rodrigues

Balada Literária exibe o debate, promovido pelo Mulheres Negras na Biblioteca, ‘A importância da leitura de obras de literatura infantil de autoras negras’, com Cidinha da Silva e Janine Rodrigues

Neste sábado, 2 de outubro, às 19h, no Youtube da Balada Literária, acontece o debate virtual A importância da leitura de obras de literatura infantil de autoras negras, com Cidinha da Silva e Janine Rodrigues. O evento é promovido pelo coletivo Mulheres Negras na Biblioteca.

ASSISTA AQUI

O objetivo desse evento é chamar atenção do leitor para a sua autonomia e seus compromissos sociais assumidos ou ignorados por meio de escolhas individuais cujos resultados podem transformar os rumos da realidade coletiva.

A ideia é fazer um alerta para os perigos da história única, que, como bem apontou Chimamanda N. Adichie, costuma alimentar estereótipos e com isso causar estragos na memória do leitor, resvalando geralmente nas relações sociais da vida real. Essa atividade é, portanto, uma convocação para que as pessoas reconheçam a produção literária de autoras negras, sobretudo para o público infantil, como uma possibilidade de transformação social, como um caminho para a desconstrução da imagem negativa associada a personagens negras em grandes publicações escritas majoritariamente por pessoas brancas.

Cidinha da Silva – nasceu em Belo Horizonte, em 1967. É escritora e editora na Kuanza Produções. Publicou 17 livros distribuídos pelos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil. Um Exu em Nova York, recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019) e Explosão Feminista (ensaio), do qual é coautora, foi finalista do Jabuti (2019), e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição (2019). Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Janine Rodrigues – escritora e educadora, fundadora da Piraporiando. Formada em Gestão Socioambiental com especialização pela UFRJ. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos”, no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Fundadora da Piraporiando – Educação para a diversidade, edtech que atua em prol da educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina. Prêmio Heloneida Stuart 2018. A Piraporiando recebeu o Prêmio Criança 2018 da Fundação Abrinq e o Selo Retratos da Leitura do Instituto IPL. Prêmio Arte-Escola pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro 2016. Chancelada em 2018 pela Fundação Cultural Palmares, em reconhecimento por seu trabalho para uma educação antirracista.

MULHERES NEGRAS NA BIBLIOTECA

Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de livros de autoria de mulheres negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.

Deixe um comentário