Consultora da Ocupação Paulo Freire fala sobre aspectos do trabalho do educador em live no Instagram do Itaú Cultural
Brasil, S¿o Paulo, SP. 16/08/1993. O educador e filÛsofo Paulo Freire posa para foto durante entrevista concedida para o Grupo Estado na capital paulista. Pasta:48105 Negativo:935050.2 Contato:0803100 - CrÈdito:CL¿VIS CRANCHI SOBRINHO/ESTAD¿O CONTE¿DO/AE/Codigo imagem:112225

Consultora da Ocupação Paulo Freire fala sobre aspectos do trabalho do educador em live no Instagram do Itaú Cultural

No dia 23 de novembro, terça-feira, às 19h, a convidada da série de lives mensais, que o Itaú Cultural tem realizado no Instagram https://www.instagram.com/itaucultural/, é a consultora da Ocupação Paulo Freire, Gleyce Kelly Heitor. A educadora e pesquisadora tem como foco a atuação no estabelecimento de relações entre as áreas da gestão cultural, arte contemporânea e educação. Guiada pelos campos da museologia e do pensamento social brasileiro para o fortalecimento de vínculos entre a cultura e os movimentos sociais, ela é hoje diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

Durante a live, conduzida por uma das educadoras da organização, Monica Carolina de Abreu Silva, presente na Ocupação, ela fala sobre quem foi Paulo Freire, contemplando sua origem e formação, a alfabetização em Angicos, os materiais didáticos utilizados em experiências de letramento no território nacional e em outros países, sua saída do Brasil e as viagens pelo mundo e, por fim, a gestão de Freire como secretário de educação de São Paulo.

Esta série de lives mensais realizadas pelo Itaú Cultural tem o propósito de aproximar o público das exposições em curso na organização. Mediada pelos educadores do Itaú Cultural e com interpretação simultânea em Libras, as conversas on-line ao vivo propõem uma investigação acerca dos diversos aspectos presentes nas mostras em cartaz.

Participaram dessa série, o ator Lima Duarte, homenageado na 50ª mostra do projeto Ocupação; Juçara Marçal, curadora da Ocupação Chiquinha Gonzaga; Edinha Diniz, biografa da maestrina; a artista visual Beatriz Milhazes, que teve uma mostra panorâmica de sua obra na instituição e no Masp, Beatriz Milhazes: Avenida Paulista; o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro Ailton Krenak, a jornalista Bianca Santana, curadora da Ocupação Sueli Carneiro, e a assistente de curadoria da exposição Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória. Todas elas podem ser vistas no IGTV do IC – www.instagram.com/itaucultural/channel/.

Sobre Gleyce Kelly

Curadora da programação do Itaú Cultural Quartas com Paulo Freire, realizada em sinergia com Ocupação Paulo Freire, da qual ela também foi consultora.  Educadora e pesquisadora, tem licenciatura em História, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado em Museologia e Patrimônio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente é diretora do Núcleo de Cultura e Participação, do Instituto Tomie Ohtake.

Deixe um comentário