Neste domingo (3), faleceu a escritora Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos. A autora foi a grande homenageada da edição 2010 da Balada Literária.
Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Filha do promotor Durval de Azevedo Fagundes e da pianista Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, passou sua infância em várias cidades do interior em função do trabalho do pai. Seu interesse por literatura começou na adolescência.
A estreia oficial de Lygia Fagundes Telles na literatura ocorreu em 1944, com o volume de contos “Praia Viva”. Lygia seguiu com a contínua produção de contos e romances, entre eles, “Ciranda de Pedra” (1954), no qual relata a história de um casal que se separa e a caçula vai morar com a mãe, onde vive os dramas ocultos de uma jovem de pais separados.
A consagração de Lygia veio em 2001, quando recebeu o Prêmio Camões, que lhe foi entregue em 13 de outubro de 2005, durante a VIII Cúpula Luso-brasileira, realizada na cidade do Porto, Portugal. Em 2016 e aos 92 anos de idade, Lygia Fagundes Telles tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada para receber o prêmio Nobel de Literatura.
BALADA LITERÁRIA 2010:
Lygia Fagundes Telles foi a homenageada da quinta edição da Balada Literária. Ela aceitou o convite no ano anterior e, mesmo mal de saúde, participou de toda a festa feita para ela no ano de 2010. Autora de vários clássicos, nos gêneros conto e romance, a escritora paulistana teve sua obra como contista reunida pela Companhia das Letras, tornando-se um dos títulos mais vendidos do ano de 2018.
Convidades:
Realizada de 18 a 21 de outubro, a Balada Literária em homenagem a Lygia Fagundes Telles contou com as participações de Alice Ruiz (homenageada em 2018), Antonio Cícero, Augusto de Campos (homenageado em 2011), Beth Goulart, Emicida (em começo de carreira), Eunice Arruda, Jorge Furtado, Lauro César Muniz, Marcelo Rubens Paiva, Nicolas Behr, Siba, Verônica Stigger e Vitor Ramil, além da presença internacional do argentino Alberto Manguel e do espanhol Marc Caellas. O show de encerramento ficou por conta da banda carioca Os Outros.