A Balada Literária promove o aulão Vozes Independentes no Mercado Editorial, que já está em sua décima primeira edição, com a premiada escritora Cidinha da Silva. O encontro único e online, via plataforma Zoom, acontece no dia 1º de abril, sábado, das 10h às 13h. O valor da inscrição é de R$125,00.
INSCRIÇÕES AQUI – A PARTIR DO DIA 3 DE MARÇO
SOBRE O AULÃO COM CIDINHA DA SILVA
Pronto. Você fez aquela oficina de criação literária de última geração, conduzida por sua autora ou autor preferido, cansou-se de publicar em coletâneas e agora quer colocar seu livro na rua. Você já se perguntou por que quer publicar? Uma resposta sincera será fundamental para acessar e definir diferentes formas de edição independente. Você vai cuidar de tudo? Pretende contratar alguém que conduza as questões práticas do processo (revisão, diagramação, diálogo com a gráfica)? Prefere pagar uma editora que atua como gráfica? Ou vai pagar o serviço de uma editora que fará seu livro de maneira qualitativa e cuidadosa, mas não te tratará como obra do catálogo? Sim, porque mais do saber se você se interessa pelo catálogo da editora, trata-se de saber se a editora se interessará pelo seu livro e por seu perfil de autora ou autor, mesmo que todos nós achemos que estamos oferecendo às casas editoriais o “melhor livro do mundo”.
Você decide que vai fazer o livro. Ponderou o tamanho do seu público potencial antes de definir a tiragem? Onde você pretende vender o livro? De mão em mão? Em clubes de leitura ou outros coletivos. Em livrarias? Sabe como funciona a consignação? Sabe em que estado devolvem seu livro depois de meses nas últimas prateleiras tomando poeira? Em saraus? Você é cria de saraus, ou acha que é só chegar lá e as pessoas comprarão o seu livro? Você tem três mil seguidores no Instagram e acha que será molezinha vender mil livros? Tire o cavalinho da chuva pra ele não se resfriar; mesmo que você tivesse 50 mil, precisaria desenvolver um trabalho focado e constante.
Nessa edição do Vozes Independentes no Mercado Editorial faremos essas e muitas outras perguntas que nos ajudem a nos situarmos nesse ecossistema. Pretendemos construir juntes as respostas. Abordaremos, ainda, o perfil das editoras: nano, micro, pequenas, médias, aspirantes a grandes, grandes e conglomerados. A participação de diferentes perfis de autoras e autores em feiras e festas, concursos e prêmios literários. A atuação de agentes, crítica e imprensa literária.
A PROFESSORA
Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados “Um Exu em Nova York” e “O mar de Manu”. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o PNLD Literário (FNDE).