Centro Cultural Brasil-Angola faz parte da programação da Balada Literária 2021

Centro Cultural Brasil-Angola faz parte da programação da Balada Literária 2021

A XVI edição da Balada Literária firma uma importante parceria com o Centro Cultural Brasil-Angola. Ministrada pelo professor e escritor Kaio Carmona, a programação contará com conversas sobre literatura, bibliotecas comunitárias e slam, dialogando sempre com as artes dos dois países. Todas as participações serão transmitidas pelo canal no Youtube da Balada Literária.

Balada Literária 2021 acontecerá de 17 a 21 de novembro, pelo Youtube, com programação simultânea de São Paulo (SP), Teresina (PI) e Salvador (BA), homenageando este ano as escritoras Geni Guimarães e Eliane Potiguara, o dançarino Marcelo Evelin e a atriz Vera Lopes.

Confira abaixo os eventos que acontecem em parceria com CCBA:

Dia 18 de novembro, quinta-feira

15h30
A poeta MIDRIA, em São Paulo,
conversa com o coletivo
AS MULHERES DA PALAVRA, em Angola
Participação especial do
escritor e professor KAIO CARMONA,
com o apoio do Centro Cultural
do Brasil em Angola

18h00
O poeta e professor brasileiro
KAIO KARMONA, direto de Luanda,
conversa com a escritora angolana
CÍNTIA GONÇALVES e os escritores
angolanos GOCIANTE PATISSA
e LOPITO FEIJÓ, com o apoio do
Centro Cultural do Brasil em Angola

Dia 19 de novembro, sexta-feira

15h30
CAMILA ARAÚJO, do coletivo
Mulheres Negras na Biblioteca,
conversa com DIANNE MELO,
coordenadora da área de engajamento social
e leitura do Itaú Social, WANDETH CUNHA,
da Biblioteca Semente Literária, do Maranhão,
ao lado dos angolanos ADILSON GONÇALVES,
da Biblioteca Contr’ignorância, e DAGO,
da Biblioteca 10padronizada.
Apresentação do professor e escritor brasileiro
KAIO CARMONA, com o apoio do Centro
Cultural do Brasil em Angola

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA BALADA LITERÁRIA 2021 (CLIQUE AQUI)

CENTRO CULTURAL BRASIL-ANGOLA

O Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA) é o lar da cultura brasileira em Angola. Subordinado à Embaixada do Brasil em Luanda, foi inaugurado no dia 3 de novembro de 2003, pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas foi transferido para nova sede – situada no antigo prédio do Grande Hotel Luanda, na Rua Cerveira Pereira, nº19, próximo ao Museu Nacional de Antropologia –  no dia 7 de setembro de 2015.

O CCBA tem por propósito difundir o idioma português falado no Brasil e promover a cultura brasileira em Angola. Nesse sentido, dedica-se ao ensino sistemático da língua portuguesa falada no Brasil, à difusão da literatura e da cultura brasileiras, à organização de exposições de artes visuais, espetáculos teatrais e de música (erudita e popular), mostras de cinema brasileiro, cursos e palestras sobre temas relacionados ao Brasil.

O CCBA também apoia e realiza atividades ligadas à cultura angolana e promove cursos que visam à formação de pessoas em áreas referentes às práticas artísticas.

O edifício do CCBA dispõe de 1600 m² em que oferece um teatro/auditório para cinema, concertos e outros eventos; uma biblioteca; uma sala de leitura infantil; três salas de aula para classes de português para estrangeiros; seis salas para oficinas de arte; um salão de exposições; e espaço para um café. A área externa do edifício poderá abrigar vários tipos de atividades.

Deixe um comentário