A Balada Literária promove o aulão Clube de Escrita – Procedimentos & Processos Criativos, encontro único e online, com a premiada escritora Aline Bei, no sábado, dia 13 de maio, das 10h às 13h, pela plataforma Zoom.
Sobre o curso:
Um encontro virtual de três horas onde os integrantes possam pensar a escrita como um estado contínuo de criação, um modo de existência para além do ato de vestir com linguagem o texto ou o livro que se almeja escrever. Para tanto, trabalharemos a partir de dois eixos principais: Mapa das obsessões e Repertório de Gestos. O encontro trará referências de outros artistas e escritores, além de uma provocação de escrita para ser feita durante a imersão, com a leitura de alguns textos e comentários em roda.
Contexto/Justificativa/Relevância:
Através do encontro, a mediadora gostaria de proporcionar um ambiente fértil, lúdico e acolhedor para a produção literária, independente do gênero textual. É de suma importância despertar novas possibilidades e caminhos dentro da dicção de cada integrante, as potências e as especificidades da linguagem, além de promover a escuta crítica de outros textos além dos próprios.
Cronograma da aula:
Depois das apresentações iniciais, a mediadora falará sobre a importância das obsessões no processo de escrita, se aprofundando nas próprias escolhas de tema e de linguagem bastante cíclicas. Falará também dos cadernos como ferramenta no processo de descoberta das obsessões, além da importância do caminhar pela cidade. Em um segundo momento, a mediadora falará sobre os gestos como procedimento de criação dos personagens. Para tanto, será lido o conto Hoje de Madrugada, do Raduan Nassar. Será analisado o diálogo mudo que se estabelece entre os personagens. Falaremos também da importância dos atores e dos dançarinos na construção do nosso repertório de gestos. Então, a mediadora irá propor a escrita de um texto com dois personagens em cena. Um deles pedirá algo ao outro. Em silêncio, por meio dos gestos. O outro atenderá ou não o tal pedido, também por meio da linguagem corporal. É importante que o texto construa a noção de intimidade dessas duas pessoas a partir da corrente de gestos cotidianos. Depois da escrita, leremos e discutiremos alguns trabalhos em roda.
Público-alvo:
Escritores que queiram aprofundar seus processos e caminhos de escrita em grupo. É importante que o inscrito esteja aberto para novas experiências.
Sobre a ministrante:
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 outubro 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. Atualmente, cursa uma pós em escritas performáticas pela PUC-RIO. Foi colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em debate, editora chefe do site cultural OitavaArte e escritora convidada na Primavera Literária; Sorbonne Université, França 2018. Também em 2018 participou da Feira Internacional de Guadalajara. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Foi traduzido para o francês pela editora Aldeia em 2022. Foi adaptado para o Teatro por Helena Cerello, com direção de Nelson Baskerville, cumprindo temporada em diversas cidades do Brasil. Em abril de 2021 lançou seu segundo livro, Pequena Coreografia do Adeus, pela Companhia das Letras. O livro foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Jabuti. A obra já vendeu mais de 80 mil cópias. Está sendo adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã.