Novo trabalho do escritor Nelson Maca reúne conjunto de poemas sobre o orixá – Performance ‘Thank You Exu’ estreia dia 15 de abril no MAM-BA

Novo trabalho do escritor Nelson Maca reúne conjunto de poemas sobre o orixá – Performance ‘Thank You Exu’ estreia dia 15 de abril no MAM-BA

O escritor e performer Nelson Maca estreia seu novo recital, Thank You Exu, no próximo sábado (15/04), às 16h, no Pátio Flamboyant do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA.  A apresentação contará com participação da poeta Lúcia Santos, do Dj Gug e do grafiteiro Lee27 e será gravada ao vivo, gerando material para e edição da vídeo-performance homônima, assinada pelo cineasta Ricardo Soares.

Após a apresentação, Nelson Maca e demais artistas realizam bate-papo sobre o processo criativo da performance e outros assuntos ligados à cena literária. Haverá também microfone aberto à manifestação poética da plateia. A conversa acontecerá na Ocupação Musas, que acontece no Galpão – Sala 3 do MAM.

Diretor do museu, Pola Ribeiro destaca a “satisfação” de receber a performance no espaço.  “Desde a sua fundação nos anos 1960, com a primeira diretora, Lina Bo Bardi (1914-1992), dando as diretrizes, todas as linguagens artísticas, como performances, cinema e dança, dentre muitas outras já habitavam as dezenas de espaços excepcionais do MAM e continuam até a atualidade”, afirma Pola, acrescentando que o artista se encaixa neste histórico. “Nelson Maca é hoje uma importante voz da nossa cidade, do povo negro, comprometido e honesto com seus princípios”, afirma o gestor.

Divididos em cinco grupos, os poemas giram em torno dos eixos gênese, movimento, comunicação, natureza e enfrentamento. Eles constroem uma narrativa em versos, que trata do orixá Exu, suas qualidades, funções e ambientes. De sua origem até sua simbologia contemporânea, segundo representações da cultura afro-baiana. Tendo a poética da oralidade como fio condutor, a apresentação tece um hibridismo de elementos visuais e sonoros, que Nelson Maca, num misto de seriedade e provocação, conceitua afro-verbivocovisual. Segundo ele, sua forma de negralizar o concretismo.

Para construção desse hibridismo, o poeta convocou artistas que já fazem parte de sua trajetória. A poeta-performer Lúcia Santos divide a leitura dos poemas, trazendo repetições, dobras, coros, sobreposições e afins. O Dj Gug é responsável pela execução ao vivo da sonoplastia, com sons, traços e técnicas da música eletrônica, com destaque para o universo estético do rap. Dj Gug define seu trabalho autoral como scratche percussivo. O grafiteiro Lee27 completa o trio que acompanha Maca. Pioneiro do graffiti da cultura hip hop da Bahia, é um dos percussores brasileiros da  temática relacionada aos orixás e ao mundo do candomblé. Ele fará intervenções de pixos e grafite, em diálogo simultâneo com os demais.

Poemas para Exu – Além da performance e do registro audiovisual, os poemas de Thank You Exu serão publicados em livro no segundo semestre de 2023. São textos inéditos escritos entre outubro e dezembro de 2022, quando o poeta participou da residência artística para escritores no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica.

 “A experiência do quase isolamento na Ilha, acolhido pelo deslumbrante espaço do Sacatar, abriu-me novos canais de percepção para a escrita, performance e também para as qualidades de Exu. Isso tudo, com certeza, se reflete nos originais livro e seus desdobramentos”, afirma Maca, acrescentando que a experiência no Sacatar o levou a buscar e experimentar caminhos que  ampliam sua abordagem escrita e performática.  Administrador do Sacatar, Augusto Albuquerque sintetiza a experiência do poeta no local: “Em Itaparica Exu a ele revelou o seu lado doce, na paisagem amena da ilha. Ele veio, ficou e ficará conosco com a sua poesia e sua estrela”.

“Acompanhar esse projeto, tanto como Coordenadora de Literatura da Funceb, quanto como poeta e ouvidora de poesia é muito especial. Vê-lo semente, durante o período de seleção; ser plantado, crescer, ganhar sonhos e ares novos durante a residência artística; ouvir, ver, sentir os caminhos raízes, primeiros desabrochares, no diálogo da Academia de Letras da Bahia e na tarde de Estúdios Abertos do Sacatar e agora ver esse projeto nos alimentar, nessa estreia, é muito vibrante”, afirma Karina Rabinovitz.

A realização da performance Thank You Exu conta com a parceria estratégica do MAM-BA e da Ocupação Musas, que acontece até o final do mês no espaço.  O evento integra uma série de contrapartidas propostas por Nelson Maca, em seu projeto homônimo, aprovado na oitava edição da Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar, projeto da Fundação Cultural do estado da Bahia (Funceb/ Secult/BA) em parceria com o Instituto Sacatar. 

Depoimentos

KARINA RABINOVITZ (Coordenadora de Literatura da Funceb)

“Acompanhar esse projeto, tanto como Coordenadora de Literatura da Funceb, quanto como poeta e ouvidora de poesia é muito especial. Vê-lo semente, durante o período de seleção; ser plantado, crescer, ganhar sonhos e ares novos durante a residência artística; ouvir, ver, sentir os caminhos raízes, primeiros desabrochares, no diálogo da Academia de Letras da Bahia e na tarde de Estúdios Abertos do Sacatar e agora ver esse projeto nos alimentar, nessa estréia, é muito vibrante.

Ouvir de Nelson Maca o quanto essa residência artística alimentou e transformou seu processo de criação me fez reafirmar o sentido de trabalharmos tanto para realizar um projeto como o Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar. Agradeço também por isso, Thank You Exu!”

POLA RIBEIRO (Diretor do MAM)

“É com satisfação que o MAM recebe mais uma ação artístico-cultural, dessa vez com a performance e gravação do poeta, professor, escritor e agitador cultural, Nelson Maca. Desde a sua fundação nos anos 1960, com a primeira diretora, Lina Bo Bardi (1914-1992) dando as diretrizes, todas as linguagens artísticas, como performances, cinema e dança, dentre muitas outras já habitavam as dezenas de espaços excepcionais do MAM e continuam até a atualidade. Maca se encaixa neste histórico rico e digno do MAM. Nelson Maca é hoje uma importante voz da nossa cidade, do povo negro, comprometido e honesto com seus princípios. Uma honra e uma alegria finalmente tê-lo no Museu! O MAM aprende com Maca!”

AUGUSTO ALBUQUERQUE (Administrador do Instituto Sacatar)

Nelson Maca entre nós, foi antes de qualquer coisa um enorme prazer. Em Itaparica Exu a ele revelou o seu lado doce, na paisagem amena da ilha. Ele veio, ficou e ficará conosco com a sua poesia e sua estrela. Thank you, Exu. Thank you, Maca.

SERVIÇO

– Evento: Thank You Exu, de Nelson Maca

– Data e horário: sábado, 15/04/2023, às 16h

– Onde: Pátio Flamboyant – Museu de Arte Moderna -MAM-BA (Av. Contorno)

Deixe um comentário