Daniel Minchoni realiza oficina de performance poética na Balada Literária

Daniel Minchoni realiza oficina de performance poética na Balada Literária

A Balada Literária promove a oficina Phala´cia. poesia expandida experimental, voz e performance., com Daniel Minchoni. Serão oito encontros, via Zoom, às segundas-feiras, de 19 de junho até 7 de agosto, das 19h30 às 21h30, limite de 20 vagas.

A oficina será ministrada com 20 alunos e terá por método a prática das possibilidades da poesia expandida, verbivocovisual, especialmente da fala poética através da livre experimentação  estimulada por jogos, pelo exercício da crítica e discussão, pela produção constante de textos (se numa vivência longa) e performance. Minchoni funciona como um disparador/provocador e orientador dos processos, mas também questionando, fortalecendo e clareando na cabeça de cada poeta a sua função como ator social e a importância da expansão do seu eu interior, sem julgamentos sociais, técnica inspirada na pesquisa do clown. a oficina possibilita o diálogo de pessoas em níveis de pesquisa diferentes, aprendendo e ensinando com as dúvidas de cada um. e principalmente estabelece um jogo contínuo de pesquisa da poesia falada. a proposta é soltar línguas e corpos nos jogos poéticos e ampliar isso para as possibilidades transmídias e intersemióticas.

Daniel Minchoni é conhecido na cena de sarau e da poesia contemporânea em que atua desde 1998 em Natal (RN), onde fundou junto com amigos o selo de literatura e editora Jovens Escribas, em 2004, e o sarau Poesia Esporte Clube, em 2001. Em São Paulo desde 2009, organiza, entre outros, o Sarau do Burro, espaço para livre experimentação poética que deu origem à diversos eventos, como o selo doburro que já publicou mais de 75 livros de diversos autores da cena de poesia contemporânea, especialmente da falada nas ruas. Minchoni também organiza o menor slam do mundo, slam para poesias curtas. Atua como arte-educador na Casa das Rosas, no curso de Poesia Expandida, e pelas quebradas de SP. Daniel também é artista de rua e seus graffitis povoam a cidade com seu personagem, o Sola e a comédia da vida seca. No Instagram, o artista está com o perfil @danielminchoni.

Deixe um comentário