Em sua décima sétima edição, a Balada Literária realizou uma homenagem ao Samba, importante gênero musical nacional. Tendo como curadora convidada a cantora e poeta Fabiana Cozza, o evento do ano de 2022 aconteceu, após duas edições virtuais, de forma presencial, em quatro capitais: São Paulo (10, 13, 14 e 15 de novembro), Teresina (11 de novembro), Salvador (12 de novembro) e pela primeira vez no Recife (2, 3 e 4 de dezembro). A Balada Literária teve o apoio do Itaú Cultural e parceria com o SESC, Ó do Borogodó, Escola de Choro de São Paulo, O Autor na Praça / Espaço Plinio Marcos, Centro Cultural b_arco e Ci-Vico, Casa de Cultura Os Capoeira e Ria Livraria.

A Balada Literária também contou com as participações de um grupo de curadores em cada estado: Wellington Soares (Teresina), Nelson Maca (Salvador) e Auríbio Farias (Recife).

Convidades:

O show de abertura, no Sesc Belenzinho, intitulado Mulheres que Fazem a Roda Girar, teve o roteiro e direção artística de Fabiana Cozza, em uma roda de samba formada só por mulheres compositoras, musicistas, cantoras, produtoras, convida: Aparecida Camargos, Graça Braga, Paula Sanches, Raquel Tobias, Roberta Oliveira, Tia Cida dos Terreiros e Tulipa Negra do Samba.

Entre os convidados e convidadas da edição, a Balada Literária trouxe ainda Eduardo Gudin, Lucas Afonso, Luz Ribeiro, Daniel Minchoni, Clodd Dias, Ayô Tupinambá, Morgana Kretzmann, Eveline Sin, Ferréz, Simone Paulino, Moisés Rocha, Calila das Mercês, Rosane Borges e Paulo Lins. Destaque para uma homenagem a Marco Mattoli, morto em agosto do mesmo ano, com a apresentação especial do Clube do Balanço criado por ele. Também houve tributo a Dona Inah, além de referência aos 80 anos de Benito Di Paula, Nei Lopes e Paulinho da Viola. Dona Ivone também foi lembrada em seu centenário. As rodas de samba desta edição aconteceram sempre no tradicional reduto do samba em São Paulo, o Ó do Borogodó, espaço que revelou, entre outras cantoras, a própria Fabiana Cozza, curadora dea edição.  

Texto de apresentação da edição:

Estamos de volta. De forma presencial. Depois de duas edições ocupando as plataformas on-line, podemos dizer que voltamos a pisar o chão. A ocupar os espaços. E nada melhor do que o samba para integrar as pessoas e aquecer os ânimos. É hora de abraço, de reverência à força de nossa música mais genuína. Vamos celebrar a vida. Louvaremos também a trajetória de quem, vítima da pandemia, não pôde estar conosco comungando dessa energia. Essa é a décima sétima edição de um dos eventos mais animados do país. Nosso giro começa por Teresina, chega em Salvador, se integra a São Paulo e ainda pisa no Recife. Agradecimento especial aos nossos curadores Marcelino Freire, Nelson Maca e Wellington Soares e às nossas curadorias convidadas Fabiana Cozza (São Paulo), Auríbio Farias e Anastácia Rodrigues (Recife). Além de um viva especial a todas e todos que fazem parte dessa Festa. Acompanhe toda a programação logo a seguir e espalhe essa energia para os parceiros e parceiras. Esperamos por você. Que o samba e a literatura, apesar dos pesares, não podem morrer. 

Programação

A vida é um ônibus - antologia em homenagem a Miró da Muribeca

org.: Wellington Soares e Thiago E

Assunte bem direitinho que este livreto, pra ninguém ter duvida, é uma declaração de amor a João Flávio Cordeiro da Silva, poeta recifense cujo sonho inicial, acredite, era ser jogador de futebol. O pseudônimo de Miró da Muribeca, como ficou eternizado nacionalmente, é uma junção inspirada em Mirobaldo, jogador do Santa Cruz, e um bairro periférico da capital pernambucana.

Contribua com a BALADA

Para contribuir com qualquer valor para a Balada Literária aponte seu celular para o QR Code abaixo, ou se preferir, utilize a chave pix eraodito@uol.com.br

Balada é samba bom

A playlist da Balada

Realização: Agô Produções
Correalização: Blackitude / Revestrés / Muafro
Parceria: SESC Belenzinho / Casa de Cultura Os Capoeira / Escola de Choro de São Paulo / Ó do Borogodó / Ria Livravia / b_arco | Civi-co / O Autor na Praça | Espaço Plinio Marcos / JCDecaux / Casa do Benin / Fundação Gregório de Matos / br1 Design
APOIO: Itaú Cultural

Criação: Marcelino Freire
Curadoria: Marcelino Freire / Nelson Maca / Wellington Soares
Curadorias convidadas: Fabiana Cozza / Auríbio Farias / Anastácia Rodrigues / Raphael Vidal
Produção: Jarbas Galhardo / Patrícia Ioco / Nelson Maca / Marcelino Freire / Wellington Soares / Lúcia Santos
Comunicação: Jorge Ialanji Filholini
Fotografia: Lucas Barbosa
Assistência de produção:
 Morgana Kretzmann / Paulo Tellini / Ian Uviedo / Lúcia Santos / Luiza Santos / Carol Barros / André Lopes / Evandro Braga
Site e programação: Bruno Brum e Mozart Brum (br1 Design)
Comunicação Bahia: Ana Cristina Pereira e Luiza Santos
Material de Divulgação Bahia: Francisco Benevides
Apoio Bahia: Pêlo Mundo Club e Casa do Olodum
Realização Piauí: Editora Lamparina / Associação dos Amigos da Arte e da Cultura do Piauí
Apoio Piauí:
 Secretaria de Estado de Cultura do Piauí / Urbana / Gráfica do Povo

logos