Curso online ‘Tragédia Grega: Sófocles e as Faces da Fatalidade’, com Jaa Torrano

R$900,00

A Ateliê Editorial e a Balada Literária promovem o curso online TRAGÉDIA GREGA: SÓFOCLES E AS FACES DA FATALIDADE, com o professor Jaa Torrano, que traduziu a coleção das Tragédias de Sófocles – publicada pela Ateliê Editorial em coedição Mnēma. Serão sete encontros via plataforma Zoom, às quartas-feiras, de 3 de maio até 14 de junho, sendo um encontro por semana, das 20h às 21h30 (1h30 de aula). Gravações disponíveis.

FORMAS DE PAGAMENTO

1x via pix – R$900,00
1x via boleto bancário – R$900,00
1x via cartão de débito – R$900,00
1x via cartão de crédito – R$900,00
2x via cartão de crédito – R$450,00
3x via cartão de crédito – R$300,00

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Descrição

A Ateliê Editorial e a Balada Literária promovem o curso online TRAGÉDIA GREGA: SÓFOCLES E AS FACES DA FATALIDADE, ministrado por Jaa Torrano, professor titular de língua e literatura grega da Universidade de São Paulo e tradutor das Tragédias Completas de Sófocles, projeto de publicação em sete volumes da Ateliê Editorial em coedição com a Editora Mnēma.

Serão sete encontros semanais, via plataforma Zoom, às quartas-feiras, de 3 de maio até 14 de junho (03/05, 10/05, 17/05, 24/05, 31/05, 07/06 e 14/06), das 20h às 21h30 (duração de 1h30 por encontro). O valor da inscrição para o curso completo é R$ 900,00 (podendo ser parcelado em até 3x no cartão de crédito). Outras formas de pagamento disponíveis: pix, boleto bancário e cartão de débito. As gravações estarão disponíveis aos inscritos até 20 de junho.

TRAGÉDIAS COMPLETAS DE SÓFOCLES 

Publicados desde 2022, a coleção já conta com 4 volumes — Ájax, As Traquínias e, os mais recentes, Antígona e Édipo Rei — e terá seus próximos volumes — Electra, Filoctetes e Édipo em Colono — publicados ao longo de 2023. As edições são bilíngues e contam com aparatos teóricos (glossário mitológico e ensaios críticos) para a melhor compreensão da poesia trágica de Sófocles.

Saiba mais sobre cada título e acompanhe os lançamentos nos sites das editoras – Ateliê Editorial (clique aqui); Editora Mnēma (clique aqui).

SOBRE O CURSO

  • PRIMEIRO ENCONTRO (3/5, às 20h)

ÁJAX: Ájax entre Áte e Atena

O momento histórico da tragédia na Grécia: democracia e império; o legado do pensamento mítico, a tradição do código aristocrático e a perspectiva democrática. Odisseu como modelo de piedade e Ájax, de soberba. O herói e seu discurso de duplo sentido.

  • SEGUNDO ENCONTRO (10/5, às 20h)

AS TRAQUÍNIAS: Sra. e Sr. Héracles

Os poderes invencíveis do Deus Eros; os limites humanos da compreensão das revelações divinas. O personagem de Héracles nas tragédias As Traquínias de Sófocles e Héracles de Eurípides entre a veneração piedosa e a crítica severa.

  • TERCEIRO ENCONTRO (17/5, às 20h)

ANTÍGONA: Antígona entre Amor e Erronia

O império da Áte (“cegueira moral”) e as ambiguidades do poder e do amor. O destino oculto e revelado no nome de Antígona.

  • QUARTO ENCONTRO (24/5, às 20h)

ÉDIPO REI: A Cratofania de Apolo

A ambígua presença do Deus Apolo no oráculo, na descrição mítica da peste e no discurso de duplo sentido do rei Édipo. Liberdade e fatalidade: a noção mítica de causalidade.

  • QUINTO ENCONTRO (31/5, às 20h)

ELECTRA: Orestes e o Oráculo

As representações de Orestes na épica e na tragédia: justiça tribal e a justiça democrática. Electra e a têmpera do herói a serviço da justiça em contexto democrático.

  • SEXTO ENCONTRO (7/6, às 20h)

FILOCTETES: Filoctetes entre Mentiras e Verdades

As refrações da verdade: entre mentiras que se revelam verdadeiras e verdades que se revelam falsas. Odisseu como modelo de virtude militar e de piedade religiosa nas tragédias Filoctetes e Ájax.

  • SÉTIMO ENCONTRO (14/6, às 20h)

ÉDIPO EM COLONO: Édipo entre Apolo e Erínies

A interface trágica de Zeus e das Erínies: Édipo como figuração do poder luminoso do Deus Apolo e do poder tenebroso das Deusas Erínies.

SOBRE O PROFESSOR

José Antonio Alves Torrano (Jaa Torrano) fez a graduação (1971-74) em Letras Clássicas (Português Latim e Grego) na Universidade de São Paulo, onde começou a lecionar Língua e Literatura Grega como auxiliar de ensino na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas em 1975. No Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade São Paulo defendeu o mestrado em 1980 com a dissertação “O Mundo como Função de Musas”, o doutorado em 1987 com a tese “O Sentido de Zeus: o Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo”, a livre-docência em 2001 com a tese “A Dialética Trágica na Oresteia de Ésquilo” e desde 2006 é professor titular de língua e  literatura grega. Em 2000 foi professor visitante na Universidade de Aveiro (PT).

Como bolsista pesquisador do CNPq traduziu e estudou todas as tragédias supérstites de Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Publicou os livros: 1) de poesia: A Esfera e os Dias (Annablume, 2009), Divino Gibi: Crítica da Razão Sapiencial (Annablume, 2017); 2) de ensaios: O Sentido de Zeus: o Mito do Mundo e o Modo Mítico de Ser no Mundo (Roswitha Kempf, 1988/ Iluminuras, 1996), O Pensamento Mítico no Horizonte de Platão (Annablume, 2013), Mitos e Imagens Míticas (Córrego, 2019); e 3) de estudos e traduções: [Hesíodo] Teogonia a Origem dos Deuses (Roswitha Kempf, 1980/Iluminuras, 1991), [Ésquilo] Prometeu Prisioneiro (Roswitha Kempf, 1985), [Eurípides] Medeia (Hucitec, 1991), [Eurípides] Bacas (Hucitec, 1995), [Ésquilo] Oresteia: I Agamêmnon, II Coéforas, III Eumênides (Iluminuras, 2004), [Ésquilo] Tragédias: Os Persas, Os Sete contra Tebas, As Suplicantes, Prometeu Cadeeiro (Iluminuras, 2009), [Eurípides] Teatro Completo (e-book, 3 vols. Iluminuras, 2015, 2016, 2018), [Platão] (com Irley Franco) O Banquete (PUC-Rio/Loyola, 2021), [Sófocles] Tragédias Completas: I Ájax, II As Traquínias (Ateliê, 2022).

Além disso, publicou estudos sobre literatura grega clássica em livros e periódicos especializados. A publicar: Solidão Só Há de Sófocles (poemas) pela Ateliê Editorial.

Informação adicional

Data

Às quartas-feiras, de 3 de maio até 14 de junho, sendo um encontro por semana

Horário

das 20h até as 21h30.

Encontro

Via plataforma Zoom

Valor

TOTAL: R$900,00

FORMAS DE PAGAMENTO

1x via pix – R$900,00
1x via boleto bancário – R$900,00
1x via cartão de débito – R$900,00
1x via cartão de crédito – R$900,00
2x via cartão de crédito – R$450,00
3x via cartão de crédito – R$300,00

Material

Gravações disponíveis para inscritos.

Informações

bliteraria@gmail.com

TERMOS DE USO E POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES

Ao se inscrever em qualquer um de nossos cursos prolongados ou de encontros únicos, virtuais ou presenciais, o participante declara ter lido e concordado com as condições descritas neste Termo, conforme se seguem.

1. A Balada Literária utiliza sistemas terceirizados de cobrança e, para evitar equívocos ou injustiças, realizamos uma rotina manual de dupla verificação dos pagamentos efetivados, o que pode gerar lentidão na confirmação de algumas inscrições.

2. A Balada Literária não emite certificados de participação ou comprovação de horas.

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– 100% do valor após o primeiro encontro ou encontro único, quando solicitado o cancelamento da inscrição no prazo de 07 (sete) dias corridos, a contar da disponibilização de acesso à totalidade ou parte do conteúdo, desde que o usuário não tenha assistido a mais de 10% (dez por cento) do conteúdo disponibilizado;
– 50% do valor após o segundo encontro, desde que o usuário não tenha assistido a mais de 50% (cinquenta por cento) do conteúdo disponibilizado;
– 0% após o terceiro encontro.

4. Em qualquer caso de devolução de valores, a Balada Literária se reserva o direito de descontar as taxas financeiras cobradas referentes ao uso do sistema de cobrança terceirizado, quando for o caso.

5. Não há garantia de gravação dos cursos online, mas caso ocorra, a Balada Literária disponibilizará link de acesso ao conteúdo gravado por e-mail para os inscritos no curso em questão.

6. Casos fortuitos, que fujam ao enquadramento destas condições serão analisados cuidadosamente para que todas as partes envolvidas sejam atendidas com equanimidade.

7. Ficamos à disposição para esclarecer quaisquer outras dúvidas que eventualmente possam persistir e comunicações dessa natureza devem ser enviadas para o e-mail bliteraria@gmail.com e serão respondidas com a máxima celeridade.