Homenagem a Augusto de Campos, por Renato Negrão

Homenagem a Augusto de Campos, por Renato Negrão

Hoje, Augusto de Campos (@poetamenos) completa 90 anos. O poeta concretista foi o grande homenageado da edição de 2011 da Balada Literária. Durante o dia, comemoraremos a data com publicações em nossas redes sociais de autores e autoras da nova geração e seus poemas visuais feitos exclusivamente para o aniversário de Augusto de Campos.

Na antologia virtual POESIA CONCRETA DAS TUAS ESQUINAS estão presentes André Cordeiro, Anna Zepa, Arthur Moura Campos, Carolina Quintella, Clarice Freire, Daniel Minchoni, Ian Uviedo, Jomaka, Márcio Ketner Squassábia, Marina Rima, Renan Inquérito, Renato Negrão, Thiago E.

Confira o poema de @renatonegraopalavraimagem.
Renato Negrão, BH/MG é poeta e compositor, artista visual e arte educador. Ministra cursos de criação literária e produz trabalhos em que investiga as relações entre palavra e imagem, valendo-se de aspectos da comunicação poética e estratégias da arte contemporânea como legado pedagógico para a educação, recebendo por este trabalho o prêmio Itaú Rumos educação, cultura e arte 2008/2010. Licenciou-se em Educação Artística pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais. Publicou sete livros de poemas, entre eles, Odisséia Vácuo, 2017, A lo Mejor, Buenos Aires, 2014 e Vicente Viciado, 2012. Integra a Retendre la corde vocale: Anthologie de la poésie brésilienne vivante, organizado por Patrick Quillier, publicado na França. Como artista performador, participou dos Festivais Internacionais de Arte Digital, de Arte Negra e da MIP – Manifestação Internacional de Performance, entre outros. Possui gravações e parcerias musicais com compositores da cena brasileira contemporânea: Alice Ruiz, Antônio Loureiro, Estrela Leminski, Makely Ka, Sérgio Pererê, Kristoff Silva, Juliana Perdigão. Assinou as curadorias do Circuito Literário Praça da Liberdade, com Maria Esther Maciel, Fabiola Farias e Dagmar Braga, do e com Izadora Fernandes, a curadoria do Ciclo de Literatura Contemporânea, edições 2019 e 2020. Em 2018 participou do Circuito Sesc Arte da Palavra percorrendo seis estados Brasileiros ministrando Oficinas de Escrita Criativa.

Confira aqui

E dia 27 de fevereiro, 19h, na Balada Literária Mês a Mês, tem mais novidades e homenagem aos 90 anos de Augusto de Campos.

Deixe uma resposta