INSCRIÇÕES ABERTAS – ‘Feminismo negro brasileiro e suas expressões na literatura’, com Lívia Natália

INSCRIÇÕES ABERTAS – ‘Feminismo negro brasileiro e suas expressões na literatura’, com Lívia Natália

Nesta segunda-feira, 3 de maio, a partiri das 10h, começam as inscrições para o novo curso na Balada Literária: Feminismo negro brasileiro e suas expressões na literatura, com a poeta e professora Lívia Natália. Serão quatro encontros, um por semana, via plataforma Zoom. As inscrições serão aqui no site da Balada Literária.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

O CURSO

Os estudos daquilo que muites convencionaram chamar de Feminismo Negro no Brasil, muitas vezes, deixa passar ao largo textos de intelectuais negres brasileires assim como a escrita literária de pessoas negres que têm se dedicado a, pela arte, refletir e pautar novos parâmetros de sociedade. Este curso buscará, a partir do pensamento de Beatriz Nascimento, Suely Carneiro, Luíza Bairros e outres intelectuais, estudar como a literatura de pessoas negres dissemina pautas relevantes que, na verdade, já circulam poderosamente há décadas no pensamento de intelectuais negres. Tomaremos, como base, poesias e contos de autores negres como Cidinha da Silva, Lia Vieira, Rita Santana, Esteban Rodrigues, Conceição Evaristo, Landê Onawale, dentre outros, ampliando os nossos exercícios de interpretação pelas ideias trazidas peles autores selecionades. O amor e afetos correlatos, maternidade, paternidade, famílias negres, vivências da transgeneridade, negricídio, subjetividades dentre outros temas, serão trazidos interseccionalmente na articulação de literatura e teoria.

METODOLOGIA

Aulas co-participadas de análise e discussão de conceitos em articulação com textos literários.

LÍVIA NATÁLIA

Lívia Natália tem pós-doutorado em Literatura Brasileira pela UNB e é Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA, onde é Professora Associada do Setor de Teoria da Literatura. Coordena o grupo de pesquisa Corpus Dissidente e é Tutora do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras).

É autora dos livros Água Negra (Prêmio Banco Capital de Poesia/2010), Correntezas e Outros Estudos Marinhos/2015 (Ogum´s Toques Negros), Água Negra e Outras Águas/2016 (Caramurê), Dia bonito pra chover (Prêmio APCA de Melhor Livro de Poesia do ano de 2017/ Ed. Malê, 2017) e Sobejos do Mar (Ed. Caramurê, 2017). Teve um poema escolhido pela cantora e escritora Adriana Calcanhotto para a antologia por ela organizada sob o título É agora como nunca ( Ed.Cotovia/Portugal e Companhia das Letras/2017). Em 2018, lançou o seu primeiro livro infantil, As férias fantásticas de Lili (Ciclo Contínuo/2018), uma história mágica narrada em verso.

Tem pesquisas desenvolvidas nos campos da Teoria da Literatura para Literaturas Negras e Pensamento decolonial. É poeta tendo seis livros publicados, dois deles premiados.

BALADA LITERÁRIA MÊS A MÊS

A Balada Literária ganha novo formato, com conteúdos mensais on-line, que vão se somar à já consagrada edição do festival, que acontecerá em novembro. Na Balada Literária Mês a Mês estão programadas aulas especiais, shows inéditos, conversas ao vivo e oficinas literárias.

Deixe um comentário