Nelson Maca conta história de astro pop negro baiano em romance de estreia, que será lançado em julho

Nelson Maca conta história de astro pop negro baiano em romance de estreia, que será lançado em julho

Em seu primeiro romance, o escritor Nelson Maca leva para o universo da ficção elementos fundamentais em sua trajetória: a negritude, a educação e a música.  Eles são a base do livro Ani: Todos os Felas do Mundo, que será apresentado com uma série de atividades virtuais no mês de julho, sendo a primeira no dia 2, às 20h, no YouTube da Blackitude, reunindo o autor e o ilustrador, o paulista Alexandre de Maio.

O romance conta a história do astro pop Ani Brown, nascido e criado dentro de um terreiro de candomblé no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, onde recebeu os fundamentos para sua vida e trajetória artística.  Neto da famosa Ialorixá Mãe Francisca de Oxum, Ani é escolhido ainda criança, diretamente por Xangô, para ser o alabê da casa, ou seja, o sacerdote responsável para tocar o s atabaques para os orixás nas cerimônias. E tem como mestre exigente e dedicado o percussionista e alabê Jorjão Bafafé. O romance acompanha a vida de Ani até o momento em que ele se torna um cantor reconhecido nacional e internacionalmente e realiza seu grande sonho de se apresentar no continente africano.

No seu caminho, o garoto vai somando os ensinamentos recebidos no terreiro com os de outros mestres que cruzam sua trajetória, como o trompetista Saul Trumpet, o dançarino Negrizu, o poeta José Carlos Limeira, o pan-africanista cubano Carlos Moore e vários outros personagens – muitos inspirados em pessoas reais. São eles que vão lhe dando preciosas lições e trazendo informações sobre arte, cultura e militância negras, fundamentais na formação do futuro artista.

Ani é fã de Fela Kuti, Miles Davis, James Brown, Joãozinho da Gomeia, do Afoxé Badauê… Seu nome, Anikulapo Conceição, já diz muito sobre ele: é uma homenagem ao nigeriano Fela “Anikulapo” Kuti e ao maestro baiano Vivaldo Conceição, em uma junção bem ao gosto local, agradando aos desejos do pai, que era músico, e da mãe, dançarina e fã de Fela.

Autor dos livros Gramática da Ira (poesia/2015) e Relatos da Guerra Preta ou Bahia Baixa Estação (conto/2020), Nelson Maca afirma que queria mostrar um lado B de sua escrita já publicada: ou seja, uma leitura que tira do primeiro plano o racismo e as muitas violências sofridas pelo povo preto. “Eu precisava escrever sobre um menino que fosse 10. Um erê de uma comunidade coesa de Salvador. Um jovem que conquistasse o mundo com sua arte. Que não abandonasse a ancestralidade”, resume Maca, 55 anos. Por isso, diz, o romance juvenil pode ser lido como um livro de formação. “Na verdade, é um livro sobre educação”, afirma.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Na pré-venda, que acontece durante todo o mês de junho, o livro vai custar R$ 40 (mais frete) e pode ser adquirido pelo Whatsapp (71) 99210-1487 e pelo Instagram @ani_romance.

Nelson Maca

Natural de Telêmaco Borba, Paraná, vive em Salvador desde 1989. Articulador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, produziu vários eventos de negritude, literatura e hip hop, como o Sarau Bem Black e a Balada Literária da Bahia. É autor dos livros Gramática da Ira (2015), Go Afrika (2019), Relatos da Guerra Preta ou Bahia Baixa Estação (2020). Ani: Todos os Felas do mundo é sua estreia em romance. Todos lançados pelo selo Blackitude.

Alexandre de Maio

Projetado na cena do hip hop paulista, Alexandre de Maio lançou em 1999 a revista RAP. Assinou capas de CD, revistas, programas de rádio, videoclipes e quadrinhos. Em 2006 lançou a primeira HQ, Os Inimigos não Mandam Flores (Ed. Pixel), em 2013 o livro Desterro (Ed Anadarco), ambos ao lado de Ferréz. Em 2018, lançou o livro de jornalismo em quadrinhos Raul (Editora Elefante).

PROGRAMAÇÃO LANÇAMENTO (YouTube/Blackitude)

Dia 2/7, às 20h, live de apresentação do livro

Com Nelson Maca e Alexandre de Maio

Dia 9/7, às 20h  live Cultura Negra no Engenho Velho de Brotas

Apresentação: Nelson Maca

Convidados: Chicco Assis, Jacira Sacramento, Jorjão Nafafé e Negrizu

Dia 16/7, às 20h live  Narrativas Negras na Educação da Juventude

Apresentação: Nelson Maca

Educadores convidadas: Ana Carla Portela (IFBA), Iraildes Nascimento (Escola Eugênia Anna dos Santos Anna/Ilê Axé Opô Afonjá), Maria das Graças Gonçalves (UFF), Marly Silveira (UnB/Ceert)

Deixe um comentário