Baladeyra lança ‘Qria’, livro de estreia de Malena Calixto

Baladeyra lança ‘Qria’, livro de estreia de Malena Calixto

Qria, o livro de estreia da escritora-psicanalista Malena Calixto, narra a saga de uma família marcada por perdas e vidas. Sob o olhar de uma mulher “infantil”, é uma espécie de tragédia contemporânea, ao lidar com os essenciais e inevitáveis acontecimentos da vida. A venda é exclusiva pelo site da Balada Literária.

COMPRE AQUI

Bem que podemos reconhecer elementos do inconsciente freudiano na forma desta narrativa: a criança dentro da mulher que narra, a elaboração dos lutos e fantasmas, o trato particular com o tempo não cronológico, as associações entre as partes do texto e, principalmente, um manuseio das palavras tão manchadas de afeto que pulam para o nosso interior com intimidade. Poderia-se dizer que é uma prosa poética, ou autoficção. Já que Malena pratica também o ofício de psicanalista, talvez preferisse dizer que é uma linguagem do sonho em trabalho de luto.

O próprio título, Qria, é tão estranho na grafia quanto familiar em som, quando explode em significados da narradora: o que ela queria? No que ela cria, acreditava? Quais são suas cria-turas? Esses elementos tecem os elementos da trama sob a forma de pessoas, de cidade, de elementos da casa. Qriar é preciso, pois viver não é preciso.

Malena Calixto, psicanalista. Natural de Minas. Residente em São Paulo. Qria é seu livro de estreia.

Deixe um comentário