Setembro de 2021 marca o centenário do educador Paulo Freire. O autor de diversos títulos importantes para o pensamento educacional foi homenageado pela Balada Literária em 2019. E a Balada Literária Mês a Mês não ficaria de fora dessa celebração. No sábado, 25 de setembro, no canal no Youtube da Balada Literária, teve uma programação dedicada ao patrono da educação brasileira.
Início: 5:30 – Intervenção artística de Daniel Minchoni: 9:28 – Leitura literária de Sidney Rocha: 10:08 – Depoimento de Nelson Maca: 11:07 – Melhores momentos da Sala Paulo Freire: 18:36 – Intervenção artística de Daniel Minchoni: 26:22 – Leitura literária de Sidney Rocha: 26:53 – Intervenção artística de Daniel Minchoni: 27:54 – Depoimento da editora Lívia Vianna: 28:24 – Bate-papo com Marcelino Freire, Nita Freire e Mario Sergio Cortella: 34:55 – Leitura literária de Sidney Rocha: 40:46 – Intervenção artística de Daniel Minchoni: 41:45 – Uma aula sobre Paulo Freire com Wellington Soares: 42:15 – “Abecedário da Autonomia”, com Emerson Alcalde, e Tita Reis, em vídeo para Paulo Freire: 47:38 – Leitura literária de Sidney Rocha: 52:21 – Intervenção artística de Daniel Minchoni: 53:24 – Balada Tem Conversa com Xico Sá, Fabiana Cozza e Rosane Borges: 53:47
O evento virtual contou com depoimentos, vídeo-poesia, um compacto com os melhores momentos da Sala Paulo Freire – bloco de ação afirmativa realizado desde janeiro em formato on-line. Também foi exibido vídeos exclusivos de Emerson Alcalde junto com Tita Reis na Comuna Dolores, além de Daniel Minchoni e Sidney Rocha.
A edição de setembro teve as falas dos mestres Nelson Maca, Wellington Soares e da editora da Paz & Terra – selo que edita as obras de Paulo Freire – Livia Vianna, que apresentou um trecho do bate-papo entre Nita Freire, Mário Sergio Cortella e Marcelino Freire, promovido pelo Grupo Editora Record. Ao vivo, na Balada Tem Conversa, um encontro com Xico Sá, Rosane Borges, Claudiney Ferreira e Fabiana Cozza, para reverenciar os ensinamentos freirianos.
BALADA LITERÁRIA MÊS A MÊS
A Balada Literária ganha novo formato, com conteúdos mensais on-line, que vão se somar à já consagrada edição do festival, que acontecerá em novembro. Na Balada Literária Mês a Mês estão programadas aulas especiais, shows inéditos, conversas ao vivo e oficinas literárias.