<strong>Biblioteca de troca de livros de autoras negras circula em Paraty, durante a FLIP 2022</strong>

Biblioteca de troca de livros de autoras negras circula em Paraty, durante a FLIP 2022

A BiblioTROCA de livros de autoras negras é uma iniciativa do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, que se dedica a desenvolver ações de incentivo à leitura de obras de autoras negras. O projeto da biblioteca itinerante foi inspirado em uma proposta realizada nos Estados Unidos, e tem por objetivo facilitar o acesso a obras de autoras negras e, com isso, ampliar o repertório de leitura dos participantes. As integrantes do coletivo, Camila Araújo e Carine Souza, irão circular pelas ruas do centro histórico de Paraty, neste final de semana, de 26 a 27/11, publicando, a cada parada, nos stories do @mulheresnegrasnabiblio, a localização em tempo real da biblioTROCA.

Para a troca, são aceitos somente livros de autoras negras, que não precisam ser novos, porém, devem estar em bom estado – isto é, sem rasuras graves. Isso porque o acervo do projeto é totalmente composto por obras de autoras negras, e os livros recebidos na troca passam a fazer parte da biblioteca, que é rotativo. Em Paraty, o público terá acesso a uma parte da coleção, que já conta com mais de 250 títulos.

REFERÊNCIA

A biblioteca de trocas foi inspirada na The free black women’s library, proposta realizada pela ativista afro-americana Ola Ronke. Em 2020, o coletivo MNB lançou a primeira plataforma online do Brasil de troca de livros de autoras negras, em que as trocas eram realizadas via Correios. Agora, desde o início do segundo semestre de 2022, a BiblioTROCA começa a circular e promover trocas presencialmente. 

COLETIVO MULHERES NEGRAS NA BIBLIOTECA

Desde 2016, o coletivo MNB atua por meio de diversas atividades de mediação de leitura de obras de autoras negras. Reivindicando a presença dessas obras nos acervos das bibliotecas públicas, a estratégia do projeto é fazer com que o público sinalize para as bibliotecas o desejo de ter acesso a mais livros de autoria de mulheres negras, e assim essas obras passem a ser inseridas nas listas de novas aquisições.

Deixe um comentário