O escritor e roteirista Paulo Lins publica a obra Mãe Luiza – construindo otimismo, história sobre a comunidade de Mãe Luiza, localizada na região oceânica da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O lançamento oficial será na quarta-feira, 7 de dezembro, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 – Rio de Janeiro / RJ), a partir das 19h. O livro é publicado pela editora Gryphus (Compre aqui).
Esta obra nos mostra que é possível construir um futuro melhor para o nosso povo com otimismo e entusiasmo. Em sua primeira parte Paulo Lins, autor best-seller e consagrado por Cidade de Deus, conta a emocionante história da criação da favela Mãe Luiza em Natal, Rio Grande do Norte. A família do Sr. José e D. Lucia com os filhos Regina, Neuza, Chico e Fefedo, este muito a contragosto, é obrigada a fugir da seca do sertão e a imigrar para a cidade grande, onde lutam por um pedaço de terra para chamar de seu, na esperança de uma vida melhor. A vida nas cidades também não é nada fácil, mas graças ao otimismo e à solidariedade, os objetivos desta família e de outras na mesma situação foram gradualmente se materializando.
A segunda parte da obra descreve como nos últimos 30 anos, o distrito de Mãe Luiza, na cidade de Natal, passou de uma favela miserável para uma comunidade ativa. Desde a primeira ajuda humanitária para a construção de um ginásio, esse processo pertinaz é descrito em pequenos artigos e ensaios ricamente ilustrados. A documentação demonstra de forma impressionante como a transformação foi alcançada passo a passo, com a ajuda de muitos, estabelecendo as bases para o progresso contínuo. Menos crime, melhor educação e uma sociedade mais justa – muito já foi feito e ainda mais é possível, no futuro. É um exemplo de um Brasil melhor e mais justo.
Paulo Lins iniciou como poeta nos anos de 1980 como integrante do grupo Cooperativa de Poetas. Teve seu primeiro livro de poesia publicado pela UFRJ: Sobre o sol (1986). Publicou Cidade de Deus (1997), sendo saudado como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea. O filme Cidade de Deus, inspirado em seu livro, recebeu quatro indicações ao Oscar 2004 (melhor diretor, melhor fotografia, melhor montagem e melhor roteiro adaptado) e foi indicado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Paulo Lins é um dos roteiristas mais solicitados pelo cinema e pela TV. Assinou os episódios de Cidade dos Homens, da TV Globo, e o roteiro do longa Quase dois irmãos (2004), de Lúcia Murat, que recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2005. Publicou o romance Desde Que o Samba é Samba (2012) e a novela Dois Amores (2019).