Calila das Mercês e Helena Machado são as convidadas da série ‘Ela, a Literatura’

Calila das Mercês e Helena Machado são as convidadas da série ‘Ela, a Literatura’

Nesta sexta-feira, 25 de junho, mais um encontro da série Ela, a literatura. Marcelino Freire conversa com Calila das Mercês e Helena Machado. Meio-dia, em uma live no Instagram da Balada Literária.

Calila das Mercês, baiana de Berimbau (Conceição do Jacuípe-BA), morando em Brasília. Filha de dona Carminha e seu Lua. Jornalista, pesquisadora de literatura e escritora. Recebeu o Prêmio Pesquisa Literária da Fundação Biblioteca Nacional, 2015; e o Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras, pelo projeto de mapeamento Escritoras Negras da Bahia. Publicou em 2019, “notas de um interior circundante e outros afetos”, pela Padê Editorial. Ministra o curso Trançando o Pensamentos (2021).

Helena Machado nasceu no Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela UFRJ e formada pela CAL, é escritora, dramaturga, roteirista e atriz . Foi uma das vencedoras do Prêmio Toca Literária 2021 com seu romance de estreia, “Memória de Ninguém”, que será publicado pela editora Nós. Em 2020, o primeiro capítulo do romance saiu na Revista Granta de Língua Portuguesa (nº6, InMemoriam). Participou da antologia de contos pandêmicos Parapeitos, organizada por Marcelino Freire, e teve contos publicados nas revistas portuguesas Pessoa, InComunidade e Mapas do Confinamento. Para o teatro, escreveu as peças “Sexton” , vencedora do Brasil em Cena, concurso nacional de dramaturgia (MINC e CCBB) , e “Aos peixes”, vencedora do Festival de teatro do Rio. Participou da equipe de roteiro de filmes e séries brasileiras.

Deixe um comentário