A Balada Literária e Ria Livraria promovem a oficina de escrita criativa com Lourenço Mutarelli. Serão 12 encontros, um por semana. As aulas serão às quintas-feiras, de 6 de julho até 21 de setembro, das 19h30 às 22h00. Limite de 12 vagas. O valor é de R$1200,00, podendo ser parcelado em até 4x no cartão de crédito. Outras formas de pagamento são: pix, boleto bancário e cartão de débito.
As aulas presenciais serão realizadas na Sala Julio Plaza, segundo andar da Ria Livraria, localizada na rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho (perto da estação de metrô da Vila Madalena). A Ria funciona de segunda a sábado, a partir das 16h.
SOBRE A OFICINA
A oficina se baseia na trajetória literária de Lourenço Mutarelli e sua experiência na escrita. A cada encontro será discutido um dos livros do autor, começando com O Cheiro do Ralo até a obra em que Mutarelli está trabalhando no momento. A ideia é apresentar ao pessoal inscrito como foi a forma de experimentação do ministrante em torno do enredo, personagem, ambientação, diálogos, leitura e edição de cada livro seu.
A partir dos outros encontros, Mutarelli aplicará atividades para expandir o texto, vocabulário, ideias de fujam do repertório comum, como ele mesmo diz: “Estou ali para desorienta-los”. A oficina pretende, por meio de exercícios e propostas narrativas, desenvolver o pensamento da escrita. A estruturação de romance ou novela. Criação de personagens e seres ficcionais. Os alunos e as alunas poderão conhecer os diversos segmentos da produção de textos literários. Serão incentivados a desenvolver gêneros plurais do universo da literatura. Não é um curso sobre fórmula, o intuito é compartilhar as experimentações de cada inscrito para que Mutarelli possa analisar e comentar.
A oficina expõe o método de trabalho e também as práticas de exercícios que Lourenço Mutarelli vem desenvolvendo nas várias oficinas que realiza há mais de dez anos.
SOBRE O PROFESSOR
LOURENÇO MUTARELLI nasceu em 1964, em São Paulo. Publicou diversos álbuns em quadrinhos, entre eles Transubstanciação (1991) e a trilogia do detetive Diomedes: O dobro de cinco, O rei do ponto e A soma de tudo I e II. Escreveu peças de teatro – reunidas em O teatro de sombras (2007) – e os livros de ficção O cheiro do ralo (2002, adaptado para o cinema em 2007); Jesus Kid (2004); O Natimorto (2004, adaptado para o cinema em 2008); A arte de produzir efeito sem causa (2008, adaptado para o cinema em 2014); Miguel e os demônios (2009); Nada me faltará (2010); O Grifo de Abdera (2015); O filho mais velho de Deus e/ou Livro IV (2018), O livro dos mortos (2022), entre outros.