Sala Paulo Freire de outubro homenageia o estado do Rio Grande do Norte e a poeta Zila Mamede

Sala Paulo Freire de outubro homenageia o estado do Rio Grande do Norte e a poeta Zila Mamede

A próxima Sala Paulo Freire será em homenagem ao estado do Rio Grande do Norte e contará com a participação das poetas Anna Zêpa e Eveline Sin, assim como da exibição do documentário inédito ‘Zila, Exílio’, dirigido pelo professor Guilherme Henrique.

A Sala vai ao ar no dia 29 de outubro, domingo, às 11h, no canal no YouTube da Balada Literária.

Veja as edições anteriores da Sala Paulo Freire no canal no YouTube da Balada Literária (CLIQUE AQUI).

ZILA MAMEDE

A bibliotecária, técnica em contabilidade e poeta ZILA MAMEDE nasceu no dia 15 de setembro de 1928 em Nova Palmeira, Paraíba, mas aos cinco anos de idade se mudou com a família para o Rio Grande do Norte, onde construiu sua vida e sua carreira literária.

Diretora de uma biblioteca por 21 anos, Zila era apaixonada por literatura e publicava seus poemas semanalmente em jornais, até lançar seu primeiro livro, Rosa de Pedra, em 1953. Nos anos 60 a poeta se dedica a pesquisar a vida e obra de Câmara Cascudo e lança um livro completo sobre o intelectual. Volta, a seguir, a se dedicar à sua poesia e em 1978 publica um volume chamado Navegos, onde reúne poesias de vários trabalhos seus. Banho Rural, um de seus poemas, é incluído na publicação Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século, de Ítalo Moriconi, lançado em 2001.

Em 1984 publica um novo livro, A Herança, onde fala sobre seus familiares e pessoas a quem amava, como o poeta Carlos Drummond de Andrade.

A poeta morreu afogada enquanto nadava na Praia do Meio, em Natal, em 1985

Deixe um comentário