Recado de Marcelo Evelin, homenageado da Balada Literária 2021

Recado de Marcelo Evelin, homenageado da Balada Literária 2021

A Balada Literária 2021 acontecerá de 17 a 21 de novembro, em formato híbrido. Marcelo Evelin é o artista homenageado da edição de Teresina, no Piauí, com curadoria do escritor e professor Wellington Soares.

ASSISTA AQUI

Marcelo Evelin é bailarino, coreógrafo, diretor, pesquisador e professor de improvisação e composição. Deixou o Brasil em 1986 para estudar dança e coreografia em Paris na França, onde estudou com Philippe Decoufle, Josef Nadj e Karine Saporta. Dois anos depois radicou-se em Amsterdam na Holanda, onde foi aluno da Universidade de Nova Dança (SNDO) e integrou a Companhia de Dança-Teatro The Meekers, de Arthur Rosenfeld. Foi estagiário da Companhia de Pina Bausch, em Wuppertal na Alemanha, antes de iniciar sua carreira como coreógrafo profissional subvencionado pelo governo holandês, criando a Companhia Demolition Inc. e assinando, desde então, mais de 25 espetáculos com roteiro, direção e coreografia de sua autoria.

Marcelo Evelin de Carvalho nasceu no dia 24 de março de 1962, em Teresina, Piauí. Ainda era menino quando os pais se mudaram para o Rio de Janeiro. Recorda apenas que as primeiras brincadeiras de teatro com a irmã e os vizinhos aconteceram não no Rio, mas em Carolina, no sul do Maranhão, onde a família viveu parte de sua infância. De volta a Teresina, onde passou parte da adolescência teve o primeiro contato com a dança nas visitas ai estúdio de Dona Lenir Argento, precursora do balé clássico em Teresina. E a partir daí enveredou pelo teatro participando de grupos e montagens junto a professora Aída de Almeida Singe.

Balada Literária nasceu em  2006. Foi durante uma edição da Festa Literária Internacional de Paraty que Marcelino Freire resolveu fazer a própria festa, tomando como inspiração e referência a Vila Madalena, em São Paulo, bairro em que ele reside há quase três décadas. Mobilizou livreiros, donos de bar, donos de sebo, escritores e escritoras e fez uma primeira edição modesta, sempre reunindo autores nacionais e internacionais. Virou essa a cara do evento: a cara da diversidade. A Balada já acontece também em Teresina (desde 2017) e em Salvador (desde 2015). Veja abaixo a lista dos homenageados e homenageadas do evento nessas suas quinze edições.


2006 – Glauco Mattoso
2007 – Roberto Piva
2008 – Tatiana Belinky
2009 – João Silvério Trevisan
2010 – Lygia Fagundes Telles
2011 – Augusto de Campos
2012 – Raduan Nassar
2013 – Laerte
2014 – Carolina Maria de Jesus e Plínio Marcos
2015 – Suzana Amaral
2016 – Caio Fernando Abreu
2017 – Torquato Neto
2018 – Alice Ruiz e Itamar Assumpção
2019 – Paulo Freire
2020 – Geni Guimarães (Balada Literária Virtual)
2021 – Eliane Potiguara e Geni Guimarães (formato híbrido)

Deixe um comentário