Um ano da Balada Literária 2020

Um ano da Balada Literária 2020

Nesta sexta-feira, 3 de setembro, faz exatamente um ano do início da Balada Literária 2020. Um período atípico em que aprendemos e apreendemos pelo mundo virtual, mas nunca deixando de lado o abraço carinhoso que o evento fornece. A programação completa você encontra em nosso canal no YouTube. A homenageada foi a escritora Geni Guimarães. As edições de Salvador e Teresina homenagearam o cantor e compositor Juraci Tavares (BA) e o cineasta Douglas Machado (PI).

Conversa de abertura com a homenageada dessa edição Geni Guimarães, junto de Conceição Evaristo, Day Rodrigues e Bel Santos Mayer. Encontro maravilhoso e histórico.

Devido à pandemia, a Balada Literária de 2020 foi realizada em uma versão totalmente on-line, por meio do nosso canal no YouTube . Com a novidade de termos três documentários especialmente feitos em torno dos homenageados de cada cidade onde a Balada acontece, São Paulo/SP, Salvador/BA e Teresina/PI. Produções que estrearam durante a programação, de três jovens diretores convidados para pensarem em um documentário inédito para o canal, com durações de 15 a 30 minutos.

Dessa forma, a Balada Literária realizou um grande abraço solidário para profissionais do audiovisual que ficaram descobertos financeiramente pela Covid-19 e também profissionais dos bastidores e áreas técnicas de outras linguagens artísticas, que participaram como anfitriões de cada evento. Já era uma vontade nossa a de, em 2020, destacarmos produções independentes e autores e autoras que necessitam ser lembrados e relembrados, inspirados que fomos pela nossa homenageada deste ano, a poeta e prosadora paulista Geni Guimarães, professora aposentada e contemporânea de Conceição Evaristo, que juntas participaram dos Cadernos Negros e estão à frente na luta contra a discriminação racial e na valorização da literatura negra no Brasil, tema que norteou toda a programação desta edição.

Convidades


Além dos cineastas Ricardo Soares (BA), Day Rodrigues (SP) e Márcio Bigli (PI), reuniram-se em torno de Geni Guimarães (homenageada de SP), Juraci Tavares (homenageado de Salvador) e Douglas Machado (homenageado de Teresina) convidades do calibre de Zezé Mota, Marcia Tiburi, Conceição Evaristo, Marçal Aquino, Wilson Freire, Aza Njeri, Rosane Borges, Sidney Santiago Kuanza, Joelzito Araújo, Salloma Salomão, as revelações musicais Gabi da Pele Preta, Maria Pérola e as já consagradas Cátia de França e As Clarianas (presença constante). A 15ª edição também transmitiu on-line uma mesa de glosa inédita, somente com mulheres poetas improvisadoras do Sertão do Pajeú/PE, comandadas por Luna Vitrolira. O encerramento, mediado pelo parceiro Claudiney Ferreira, anunciou a dupla homenagem de 2021 que será feita a Geni Guimarães e Eliane Potiguara.

BALADA LITERÁRIA 2021

E, neste ano, a Balada Literária acontecerá de 17 a 21 de novembro, em formato híbrido. E homenageará novamente Geni Guimarães e, também, Eliane Potiguara. As homenagens em Salvador e Teresina serão para Vera Lopes e Marcelo Evelin, respectivamente. Uma parte da programação já foi anunciada. Confira no site.

Deixe um comentário