João Silvério Trevisan realiza oficina de escrita criativa na Balada Literária

João Silvério Trevisan realiza oficina de escrita criativa na Balada Literária

O premiado escritor João Silvério Trevisan realiza, na Balada Literária, em doze encontros, um por semana, durante três meses, via plataforma Zoom, a oficina literária Construindo o texto, aprimorando a expressão pessoal. As aulas serão às quartas-feiras, entre os meses de dezembro (2021), janeiro e fevereiro (2022), das 19h30 às 22h30. As vagas limitadas e as inscrições começam em novembro e são exclusivas pelo site da Balada Literária.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO – CLIQUE AQUI

RESUMO DA OFICINA

A literatura busca aprimorar as possibilidades expressivas da língua utilizada. Na oficina, serão usadas ferramentas literárias e recursos da língua portuguesa como subsídios aos trabalhos práticos, mediante o conhecimento técnico na criação de um bom texto literário. A função de uma oficina de criação literária é treinar a expressão pessoal através da literatura. Para tanto, meter a mão na massa é o melhor caminho. A partir de temas propostos para estimular a criação, as pessoas participantes serão solicitadas a escrever textos ficcionais ou poemas, como parte desse treinamento.

A escrita literária tem como característica primordial a utilização de todos os recursos da língua para transfigurar o olhar sobre a realidade e incrementar os modos de expressá-la. Cada olhar é único, assim como cada forma expressiva também é. Esses dois fatores resultam de processos psicológicos complexos que envolvem sentimentos, cujo objetivo básico é a expressão pessoal como forma de autoconhecimento  e cujo fim último é a comunicação com o mundo exterior. Não é só quem escreve profissionalmente que se beneficia do melhor uso da língua. Também pode tirar bom proveito qualquer pessoa interessada em desvendar sua interioridade e comunicar-se através desse meios expressivos. Ou seja, não haverá excelência na expressão literária se não colocarmos a mão na massa dos nossos sentimentos. Em última análise, significa que a verdade interior é diretamente proporcional  à percepção de quem somos. E quem somos? Um caos a ser decifrado, no qual constam certezas e mentiras, encontros e desencontros, encantamentos e contradições. O mistério de cada pessoa vai na contramão daquele ser ideal que ela pretende ser para si mesma e vender para o mundo. Em resumo, não haverá excelência na expressão literária se não trabalharmos com nossa massa interior cheia de lixo e demônios. Vale dizer: a literatura vive da incompletude e imperfeição que nos são imanentes. Portanto, fazer esta oficina implica disposição para EXPRESSAR o seu mistério pessoal.

JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

João Silvério Trevisan (Foto: Luiz Melo)

João Silvério Trevisan exerce atividades profissionais nas mais diferentes áreas artísticas e culturais. Escritor de literatura ficcional, ensaística e infanto-juvenil, tem 13 livros publicados, entre ensaios, romances e contos, como Devassos no Paraíso, Pai Pai, Rei do Cheiro, Seis Balada Num Buraco Só (A Crise do Masculino), A Idade de Ouro do Brasil, entre outros.

Desde 1987, vem coordenando concorridas oficinas de criação literária, realizadas em diferentes instituições no Brasil e na internet, pelas quais já passaram mais de uma geração de novos escritores. Foi contemplado com alguns dos principais prêmios artísticos brasileiros, tendo recebido 3 vezes o Prêmio Jabuti, um dos mais reputados prêmios literários do Brasil, assim como 3 vezes o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA).

Sua obra já foi traduzida para o inglês, alemão, espanhol, italiano, polonês e húngaro. Ativista na área de direitos humanos, fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil, e foi um dos editores-fundadores do mensário “Lampião da Esquina”, o primeiro jornal voltado para a comunidade LGBT brasileira, ainda na década de 70. Viveu em San Francisco/Berkeley (USA), Cidade do México e Munique (Alemanha). Atualmente reside na cidade de São Paulo.

Deixe um comentário